A comunicação académica em tempos de crise. A resposta do sistema de comunicação académica à pandemia da COVID-19

. 28 de Janeiro de 2022

Foi publicado em dezembro de 2021 pelo RORi (Research on Research Institute) um relatório em que se analisa como o sistema de comunicação académica, envolvendo a produção, avaliação e divulgação dos resultados da investigação, têm respondido a esta crise pandémica da COVID-19, concentrando a sua atenção no período até meados de 2021.

Avalia as formas como o sistema de comunicação académica, incluindo os seus mecanismos de controlo de qualidade, tem funcionado durante a pandemia. Analisa também como a crise global permitiu inovações na comunicação académica, e os efeitos que estas tiveram no sistema, ou poderão vir a ter no futuro.

Os autores concluem a análise realizada apresentando um conjunto de recomendações em torno dos compromissos assumidos pelos editores e outras organizações na fase inicial da pandemia, nomeadamente, realizar investigação sobre a COVID-19 em Acesso Aberto, publicar pré-prints da investigação, partilhar os dados da investigação, acelerar os tempos de publicação de artigos e facilitar a revisão por pares dos pré-prints acerca da COVID-19.

Analisaram em que medida estes compromissos foram cumpridos e apresentam um conjunto de recomendações para implementar no futuro, sobre:

  • Acesso Aberto;
  • Pré-prints;
  • Partilha de dados;
  • Acelerar a publicação
  • Revisão por pares de pré-prints

Os autores concluem que a pandemia COVID-19 criou uma crise global sem precedentes. O sistema de investigação em geral, e a comunicação académica em particular, foram colocados sob enorme tensão. Isto criou, contudo, oportunidades para iniciar e acelerar as inovações na produção e divulgação da investigação. A pandemia demonstrou que é possível uma mudança rápida, e que a colaboração através do sistema de comunicação académica é fundamental para permitir essa mudança.

Raquel Truta

Membro da equipa do gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, internacional, publicações & documentos, recursos & referência, temático

Comentários encerrados.