A comunicação académica em tempos de crise. A resposta do sistema de comunicação académica à pandemia da COVID-19
Foi publicado em dezembro de 2021 pelo RORi (Research on Research Institute) um relatório em que se analisa como o sistema de comunicação académica, envolvendo a produção, avaliação e divulgação dos resultados da investigação, têm respondido a esta crise pandémica da COVID-19, concentrando a sua atenção no período até meados de 2021.
Avalia as formas como o sistema de comunicação académica, incluindo os seus mecanismos de controlo de qualidade, tem funcionado durante a pandemia. Analisa também como a crise global permitiu inovações na comunicação académica, e os efeitos que estas tiveram no sistema, ou poderão vir a ter no futuro.
Os autores concluem a análise realizada apresentando um conjunto de recomendações em torno dos compromissos assumidos pelos editores e outras organizações na fase inicial da pandemia, nomeadamente, realizar investigação sobre a COVID-19 em Acesso Aberto, publicar pré-prints da investigação, partilhar os dados da investigação, acelerar os tempos de publicação de artigos e facilitar a revisão por pares dos pré-prints acerca da COVID-19.
Analisaram em que medida estes compromissos foram cumpridos e apresentam um conjunto de recomendações para implementar no futuro, sobre:
- Acesso Aberto;
- Pré-prints;
- Partilha de dados;
- Acelerar a publicação
- Revisão por pares de pré-prints
Os autores concluem que a pandemia COVID-19 criou uma crise global sem precedentes. O sistema de investigação em geral, e a comunicação académica em particular, foram colocados sob enorme tensão. Isto criou, contudo, oportunidades para iniciar e acelerar as inovações na produção e divulgação da investigação. A pandemia demonstrou que é possível uma mudança rápida, e que a colaboração através do sistema de comunicação académica é fundamental para permitir essa mudança.
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