OpenCitations: serviço de publicação de dados bibliográficos e de citações abertas

. 20 de Abril de 2022

O OpenCitations é uma infra-estrutura independente sem fins lucrativos dedicada à publicação de dados bibliográficos e de citações abertas através da utilização de tecnologias da Web Semântica.

Este serviço integrou recentemente o portfólio de serviços do OpenAIRE no âmbito do projeto OpenAIRE-Nexus. O papel do OpenCitations no OpenAIRE-Nexus é fornecer citações bibliográficas abertas, e interligar e integrar (e vice-versa) funcionalidades com o OpenAIRE Research Graph e outros serviços OpenAIRE, tais como EpiSciences e OpenAIRE MONITOR.

O OpenCitations defende plenamente os princípios fundadores da Ciência Aberta. Cumpre os princípios de dados FAIR, de que os dados devem ser localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis, e cumpre as recomendações da I4OC segundo as quais os dados de citação, em particular, devem ser estruturados, separáveis, e abertos. O OpenCitations publicou recentemente uma definição formal de Citação Aberta (Open Citation) e lançou um sistema de identificadores globais únicos e persistentes (PIDs) para citações bibliográficas – Open Citation Identifiers (OCIs).

O que oferece?

OpenCitations é dedicado à publicação de dados bibliográficos e de citações abertas, fornecendo assim uma alternativa disruptiva aos tradicionais índices de citações proprietários. Em particular, o OpenCitations fornece:

Informação de suporte

Com vista à disseminação e informação de suporte à utilização do serviço, o OpenAIRE disponibilizou um boletim informativo e um guia de utilização que poderá consultar nas seguintes ligações:

Saber mais sobre o serviço

Redes sociais:

Tags: , , ,

Categorias: OpenAIRE

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.