OpenAIRE MONITOR Institucional: serviço feito à “medida” para monitorizar as práticas de Ciência Aberta na sua instituição

. 24 de Maio de 2022

O Serviço MONITOR do OpenAIRE apresenta uma nova faceta que irá facilitar o trabalho a qualquer organização que exerça atividade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação: a possibilidade de realizar um acompanhamento e avaliação fiáveis, em tempo útil, auxiliando em primeira e última instância a tomada de decisão, dando a oportunidade de implementar medidas corretivas com vista ao aumento do seu impacto na sociedade. 

O OpenAIRE Monitor é um serviço on-demand construído sobre o OpenAIRE Research Graph com a missão de satisfazer as necessidades acima enunciadas, ou seja, oferece painéis de monitorização de dados e visualização personalizados para instituições, financiadores e infra-estruturas de investigação, populados com indicadores de monitorização bem fundamentados e precisos das atividades de investigação em tempo útil.  

A possibilidade de implementar um painel de acesso a esta tipologia de informação estratégica foi pensado com o intuito de possibilitar o acompanhamento das atividades de investigação das instituições (bolsas, publicações, conjuntos de dados, software e outros), bem como o seu desempenho em áreas como a adoção de políticas de Ciência Aberta, EOSC, colaborações, alcance, visibilidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG), entre outros. 

De maneira a satisfazer os requisitos de cada instituição esta ferramenta é parametrizada de forma individualizada, em conjunto com a instituição, para assim definirem, ajustarem e validarem os dados que serão apresentados.

Algumas funcionalidades

Com o objetivo adicional de transformar os dados em insights, os indicadores são apresentados através de uma série de visualizações, decompondo-os por diferentes elementos de metadados de interesse (fontes de dados, anos, tipologia, etc.), permitindo assim às instituições identificar pontos fracos e revelar potenciais ocultos. 

Para garantir a confiabilidade dos dados, os painéis são enriquecidos com uma página metodológica bem documentada. Outra funcionalidade à disposição é a pesquisa, que permite a possibilidade de navegar através dos resultados específicos da pesquisa “por detrás” das visualizações. A título de exemplo, poderá ser observada informação relativa às publicações que estão afiliadas à instituição, incluindo a filtragem por ano, financiador, fonte de dados e entre outros. 

Além disso, estão incluídas capacidades de descarregamento de dados e visualização para análises posteriores que a instituição queira realizar.

Finalmente, foi criado o papel de “gestor institucional”, que tem direitos de edição, podendo alterar as definições de privacidade para cada indicador/visualização individual, decidindo quais serão usados para mostrar o desempenho de uma instituição em “modo” público e quais serão utilizados apenas pelos membros da equipa convidados (privacidade “restrita”) para monitorização interna

Um exemplo de painel de monitorização institucional poderá ser visto aqui: https://monitor.openaire.eu/dashboard/cnr

Caso pretenda mais informação ou apresentação do serviço contacte: Leonidas Pispiringas (leonidas.pispiringas[@]openaire.eu)

Clique nas imagens para ampliar

(texto traduzido e adaptado do original publicado em: https://www.openaire.eu/openaire-monitor-institutional-dashboard-our-new-service-tailored-to-your-needs

Próximo webinar sobre este serviço – “MONITOR – Institutional Dashboard: tailor-made monitoring, made easy” | 21 de junho | 11 CEST (10h PT). Inscreva-se aqui

Tags: , , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional, OpenAIRE, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta | Serviço de Documentação e Bibliotecas | Universidade do Minho

Comentários encerrados.