A indexação de livros na REDIB

. 24 de Maio de 2022

A REDIB, ou Rede Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico é uma plataforma de agregação de conteúdos científicos e académicos em formato eletrónico produzidos no âmbito ibero-americano, que oferece aos seus utilizadores acesso direto a documentos científicos e académicos de qualidade comprovada, publicados por editores e outros produtores de conteúdos científicos e académicos, de países, temática e idiomas ibero-americanos. Tem como parceiros a Universia e o CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas).

A REDIB livros oferece aos editores de livros eletrónicos científicos, académicos e de alta divulgação, uma plataforma sólida para a indexação e a gestão dos seus livros. A REDIB proporciona ainda uma grande visibilidade através de um potente motor de busca e promove a difusão através de múltiplos canais de comunicação próprios. Ao participar neste projeto, as editoras dispõem ainda de ferramentas para a melhoria da qualidade editorial, acesso ao Fórum Editores, ferramentas para a gestão de bibliografia e informação estatística, entre outros serviços.

Como ser aceite na REDIB Livros?

As editoras de livros que queiram ser incorporadas na REDIB Livros devem cumprir alguns requisitos, nomeadamente:

• Oferecer acesso aberto ou estar previamente pago para aceder ao texto completo online das respetivas monografias.
  • Satisfazer os Critérios de Qualidade REDIB formais e de conteúdo.

Os Critérios de qualidade solicitados pela REDIB dividem-se em três grupos e podem ser obrigatórios ou recomendados:

1. Política Editorial: aspetos que asseguram o caráter científico e académico da linha editorial, a publicação de conteúdos originais e inéditos, e garantem a imprescindível abertura editorial de autoria e avaliação.

2. Gestão Editorial: os requisitos editoriais e técnicos mediante os quais se executa a política editorial.

3. Apresentação dos livros: os aspetos formais e técnicos que asseguram o acesso à edição eletrónica dos livros.

Tags: , , ,

Categorias: guias & tutoriais, livros, publicações & documentos, recursos & referência

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.