Projeto Notify – COAR

. 25 de Maio de 2022

Foi recentemente anunciada, durante a reunião anual da Confederation of Open Access Repositories (COAR) em Madrid, a atribuição pelo Arcadia Fund de um financiamento de quatro milhões de dólares para o projeto Notify, que, desde janeiro de 2021, tem vindo a desenvolver e implementar um protocolo para ligar os conteúdos existentes nos repositórios com revisões e avaliações por pares em serviços externos, utilizando Linked Data Notifications.

O financiamento de quatro anos irá permitir acelerar e expandir as atividades do Notify, que procurará maximizar o seu impacto e adoção, trabalhando em três dimensões: plataformas e serviços, comunidades de domínio (em particular nas humanidades e ciências da vida) e ambientes nacionais/regionais (incluindo Portugal). O resultado final serão clusters de serviços inter-relacionados a utilizar o protocolo Notify para gerir as interações relacionadas com a revisão por pares dos recursos dos repositórios, e um protocolo aberto que, para além deste contexto, pode ser prontamente implementado em outros casos de uso (como a ligação e interação entre recursos de diferentes repositórios – por exemplo de dados e publicações-, ou entre repositórios e outros sistemas como os CRIS, sistemas de preservação digital, etc.).

A Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB) da Universidade do Minho é um dos parceiros principais, juntamente com a Antleaf e o Los Alamos National Laboratory, deste projeto liderado pela COAR.

O projeto Notify baseia-se no trabalho anterior realizado pela COAR, com a nossa participação ativa, para reforçar o papel dos repositórios, nomeadamente a iniciativa Next Generation Repositories (2017) e o PubFair (2019). Aliás, a UMinho ficará fortemente associada à história destas iniciativas, pois foi no campus de Couros que se realizou, em julho de 2017, a reunião que permitiu avançar decisivamente na elaboração das recomendações da Next Generation Repositories, e que,  em março de 2022, os quatro investigadores principais (Kathleen Shearer, Paul Walk, Martin Klein e Eloy Rodrigues) se reuniram para finalizar a proposta do Notify que foi submetida ao Arcadia Fund.

O projeto vai iniciar-se em julho e trará certamente muitas novidades e possibilidades de participação ao longo dos próximos anos. Mantenham-se atentos!

Tags: , , , , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional, repositórios, revistas, sobre os projetos

Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho