1º Bootcamp OpenAIRE de Formação de formadores em Ciência Aberta

. 7 de Julho de 2022

De 6 a 10 de Junho, 36 participantes de 27 países juntaram-se ao primeiro Bootcamp de formação de formadores OpenAIRE. Os participantes foram selecionados de entre 85 candidatos, tendo em conta a sua motivação para realizar formação em Ciência Aberta e a sua experiência anterior como formador, bem como a sua proveniência e género. Este grupo diversificado foi constituído por investigadores, bibliotecários, gestores e administradores de dados, estudantes de doutoramento e pessoal de apoio à investigação.

O objetivo deste Bootcamp era proporcionar aos formandos uma compreensão mais ampla de tópicos de Ciência Aberta tais como Publicações de Acesso Aberto, Propriedade Intelectual, Gestão de Dados de Investigação, DMPs, requisitos e práticas recomendadas do programa Horizon Europe, no sentido de aumentar a sua confiança e capacidade para ministrar formação nas suas próprias instituições e países.

A formação foi realizada no âmbito da plataforma de formação OpenPlato. No decorrer dos 5 dias do Bootcamp, através de palestras, demonstração de ferramentas e exercícios interactivos, os participantes receberam os conhecimentos e técnicas de formação necessários para se tornarem melhores formadores e foram encorajados a partilhar a sua própria experiência para criar uma rede de apoio.

A satisfação geral foi de 4,8 em 5 pontos e os formandos deram um bom feedback sobre o curso.

“Estou mais consciente dos temas importantes da Ciência Aberta e da forma como esta pode ser apresentado de uma forma interessante”.

“Muito obrigado por me darem a oportunidade para aprender e conhecer gente tão interessante!”

“Todos os formadores estavam bem preparados e abertos à discussão”.

Fique atento ao site do OpenAIRE e não perca os próximos eventos de formação!

Tags: , , ,

Categorias: internacional, OpenAIRE, sobre os projetos

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.