Escola de Verão de Ciência Aberta 2022

. 27 de Julho de 2022
Escola de Verão de Ciência Aberta 2022

“Acesso Aberto a publicações e gestão e abertura de Dados de Investigação” tema da 1º edição da Escola de Verão de Ciência Aberta disponibilizada pela Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB) da Universidade do Minho (UMinho), de 18 a 22 de julho de 2022.

A edição contou com 10 participantes de diferentes áreas disciplinares, e foram selecionados tendo em conta a motivação para participar e para aplicar práticas de Ciência Aberta e utilização dos serviços disponíveis na UMinho, bem como a sua proveniência de forma a assegurar a representatividade de centros  de investigação, áreas disciplinares e do perfil dos participantes, incluindo expressividade de género.

A 1ª edição da Escola de Verão de Ciência Aberta teve como objetivo contribuir para a promoção de uma cultura de Ciência Aberta na prática nos investigadores e doutorandos da UMinho, com base em formação aplicada (hands-on) em serviços, técnicas ou aplicações e com enfoque na partilha de boas práticas, a partir de testemunhos de especialistas.

Decorreu em formato presencial na UMinho e contou com a participação de oradores convidados da UMinho, bem como externos à instituição. Em modo hands-on realizaram-se workshops, palestras, demonstração de ferramentas e serviços, diversos exercícios interativos e trabalhos de grupo.

Através da ferramenta Mentimeter utilizada para avaliação da Escola de Verão os formandos indicaram como prioritário aderir e utilizar o DataRepositóriUM.

À questão acerca da avaliação da satisfação ou interesse desta Escola os formandos indicaram notas positivas em todas as opções disponíveis, com média final de 3.8 na escala de pouco satisfeito a muitíssimo satisfeito, com particular destaque da utilidade para o trabalho de investigação dos formandos.

“Aprendizagem” foi a palavra que se evidenciou no wordle do mentimeter à questão qual o significado da Escola de Verão para os formandos.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, sobre os projetos, temático

Sobre o Autor ()

Membro da equipa do gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta

Comentários encerrados.