Dar crédito aos/às revisores/as através do plugin ORCID no OJS

. 14 de Outubro de 2022

Dar crédito aos/às revisores/as pelo seu trabalho de revisão constitui uma boa prática na publicação científica. Na plataforma Open Journal System (OJS) já era possível fazê-lo através da integração com outros serviços, nomeadamente, Publons e Reviewer Credits.

Atualmente, está disponível mais uma opção para quem quer adotar esta boa prática, na medida em que é possível enviar detalhes da revisão para o perfil ORCID de um/a revisor/a para dar crédito público aos/às revisores/as pelo seu trabalho, utilizando a API Member. Para isto, apenas precisa de ter o ISSN registado na plataforma OJS da revista, ativado o plugin ORCID e que os/as revisores/as tenham identificador ORCID.

E se está preocupado/a com a garantia da revisão cega, saiba que se o artigo usou revisão cega por pares, o “Assunto da revisão” não será exibido. Por outro lado, se o artigo usou revisão por pares aberta, o título do artigo aparecerá em “Assunto da revisão”. 

No website do projeto PUB IN detalhamos a forma como pode fazê-lo através da base de conhecimento que disponibilizamos com vários conteúdos sobre a publicação científica na área das revistas científicas. O artigo completo pode ser acedido aqui.

Tags: , , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional, Pub In, revistas, temático

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.