Open Access Week 2022 na Universidade do Minho

. 14 de Outubro de 2022

Como é já tradição, a Open Access Week irá decorrer na última semana de outubro, entre os dias 24 e 28, e no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas UMinho (USDB) iremos celebrá-la promovendo os seguintes eventos:

:: 24 de outubro | 14H00-15h00 | online
Iniciativas para a Reforma da Avaliação de Investigação apoiando práticas de Ciência Aberta
Esta sessão é aberta à comunidade nacional e marca o arranque da Open Access Week 2022, refletindo sobre a situação atual do sistema de comunicação científica e apresentando as mais recentes iniciativas na reforma da Avaliação de Investigação que reconhecem práticas de Ciência Aberta.
[apresentação] [gravação]

:: 25 de outubro | 14H00-15h00 | presencial no B-Lounge Biblioteca Geral de Gualtar e online
Boas práticas de publicação em Acesso Aberto
Café de Ciência Aberta para apresentar boas práticas e ferramentas para a publicação em acesso aberto, percebendo a importância de escolher uma revista confiável, reconhecer as políticas de auto-arquivo dos editores e assegurar uma estratégia para manter os direitos de autor para permitir a reutilização das publicações e dados científicos.
[apresentação] [gravação]

:: 26 de outubro | 14H00-15h00 | presencial no B-Lounge Biblioteca Geral de Gualtar e online
Utilização do RepositóriUM e DataRepositóriUM para assegurar requisitos de acesso aberto de financiadores e editores
Café de Ciência Aberta em que iremos explorar de que forma o RepositóriUM e o DataRepositóriUM apoiam os requisitos dos principais financiadores de ciência (Comissão Europeia, FCT) para o acesso aberto a publicações e gestão de dados, e das políticas dos editores para disponibilização de dados de investigação.
[apresentação] [gravação]

A informação mais detalhada sobre as sessões pode ser consultada em: http://sdum.uminho.libcal.com e a será divulgada nas redes sociais das Bibliotecas da Universidade do Minho. Junte-se a nós na promoção do acesso aberto ao conhecimento!

Para mais informações sobre os eventos contactar: openscience[@]usdb.uminho.pt.

Tags: , ,

Categorias: Open Access Week

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.