Mais um ano de programa de mobilidade BAD na USDB

. 8 de Novembro de 2022

Desde 2014 que o Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta Projetos dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho se associa ao Programa de Mobilidade BAD. Em 2022 não foi exceção!

Nos dias 3 e 4 de novembro recebemos 4 participantes oriundas do ISCTE -IUL, da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade do Porto, com as quais nos debruçamos sobre o tema: Ciência Aberta na prática: políticas, serviços e formação para o acesso aberto a publicações e gestão de dados de investigação.

A disponibilização deste programa pretendeu guiar os participantes desde as componentes essenciais de operação de um Repositório Institucional, até à integração deste sistema em infraestruturas de âmbito nacional (RCAAP) e europeu (OpenAIRE), procurando destacar os requisitos de interoperabilidade e os recursos para políticas e capacitação que resultam dos principais projetos europeus, assim como as orientações e serviços institucionais para publicações e dados em que a USDB participam.

Este e outros programas que a USDB têm vindo a acolher representam excelentes oportunidades e sinergias de partilha em virtude da melhor compreensão e disseminação da Ciência Aberta.

Tags: , , , , , , , , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, nacional, sobre os projetos

Membro da equipa do gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta