DOAB torna revisão por pares mais transparente: o serviço PRISM

. 28 de Novembro de 2022

O Directory of Open Access Books (DOAB) lançou um novo serviço chamado PRISM – Peer Review Information Service for Monographs, que tem como objetivo oferecer uma forma padrão para as editoras académicas disponbilizarem toda a informação relativa aos processos de revisão por pares de todo o seu catálogo.

Ao nível da pesquisa por editora, encontramos todos os processos de revisão pelos pares visíveis (já que as editoras podem ter mais de um processo no total das suas coleções e títulos). Ao nível de cada publicação é apresentado o processo de revisão por pares específico daquele trabalho.

Este serviço proporciona, assim, transparência nos processos de revisão por pares dos livros publicados pelas editoras que se encontram do DOAB.

Quais as vantagens deste novo serviço?

• Para editoras académicas – ajuda a disponibilizar aos autores e leitores o processo de revisão por pares aplicado às obras e coleções publicadas, demonstrando que cumpre as boas práticas de revisão por pares e publicação;
  • Para bibliotecários – dá confiança na recomendação de uma obra aos estudantes e investigadores, sabendo que o processo de revisão por pares foi bem conduzido;
  • Para financiadores – fornece a informação detalhada sobre o processo de revisão por pares de uma obra e assegura a qualidade dos resultados financiados;
  • Para investigadores, estudantes, leitores – permite ter acesso ao processo de controlo de qualidade, dando assim confiança na qualidade da obra que pretende ler, e/ou na editora onde pretendam publicar.

Saiba mais em: https://www.doabooks.org/en/article/prism.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional, livros, publicações & documentos

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.