É o/a novo/a editor/a de uma revista e precisa de orientação?

. 29 de Novembro de 2022

A função de editor/a de uma revista traz bastante responsabilidade na definição de políticas, procedimentos e relações a estabelecer, principalmente se a sua experiência na área esteve sempre associada a papéis como revisor/a e/ou autor/a. Por isso, a Committee on Publication Ethics (COPE) lançou algumas diretrizes que oferecem uma estrutura que o/a ajudará, entre outros aspetos, a organizar a abordagem que terá na sua nova posição, familiarizar-se com as práticas atuais na área editorial, construir relações com outros membros da área editorial e, por fim, validar necessidades de desenvolvimento.

Abaixo resumimos os pontos-chave das diretrizes, que poderá explorar aqui.

– Familiarize-se com os fluxos de trabalho, políticas e práticas atuais das revistas existentes.

– Consulte as práticas essenciais da COPE para estabelecer a infraestrutura da revista, políticas editoriais e processos éticos.

– Estabeleça contactos com os membros da área editorial: revisores/as, autores/as, outros/as editores/as, para aprender com as suas experiências e estabelecer expectativas e diretrizes e identificar possíveis áreas de desenvolvimento.

– Construa relações com o diretor da revista e os seus contactos editoriais, pessoal de produção e marketing, para entender os processos e identificar o suporte que eles podem oferecer para a sua nova função de editor/a.

– Reveja o processo de revisão por pares da revista para garantir que reflete as melhores práticas, atende às necessidades da revista e é consistente com as instruções para autores/as.

– Certifique-se que a revista tenha procedimentos para lidar e responder a reclamações e casos possíveis de má conduta/comportamento inadequado.

– Acompanhe as inovações e debates sobre as boas práticas de publicação, no que concerne aos novos modelos de revisão por pares e práticas.

Tags: , , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional, Pub In, publicações & documentos, recursos & referência

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.