É o/a novo/a editor/a de uma revista e precisa de orientação?
A função de editor/a de uma revista traz bastante responsabilidade na definição de políticas, procedimentos e relações a estabelecer, principalmente se a sua experiência na área esteve sempre associada a papéis como revisor/a e/ou autor/a. Por isso, a Committee on Publication Ethics (COPE) lançou algumas diretrizes que oferecem uma estrutura que o/a ajudará, entre outros aspetos, a organizar a abordagem que terá na sua nova posição, familiarizar-se com as práticas atuais na área editorial, construir relações com outros membros da área editorial e, por fim, validar necessidades de desenvolvimento.
Abaixo resumimos os pontos-chave das diretrizes, que poderá explorar aqui.
– Familiarize-se com os fluxos de trabalho, políticas e práticas atuais das revistas existentes.
– Consulte as práticas essenciais da COPE para estabelecer a infraestrutura da revista, políticas editoriais e processos éticos.
– Estabeleça contactos com os membros da área editorial: revisores/as, autores/as, outros/as editores/as, para aprender com as suas experiências e estabelecer expectativas e diretrizes e identificar possíveis áreas de desenvolvimento.
– Construa relações com o diretor da revista e os seus contactos editoriais, pessoal de produção e marketing, para entender os processos e identificar o suporte que eles podem oferecer para a sua nova função de editor/a.
– Reveja o processo de revisão por pares da revista para garantir que reflete as melhores práticas, atende às necessidades da revista e é consistente com as instruções para autores/as.
– Certifique-se que a revista tenha procedimentos para lidar e responder a reclamações e casos possíveis de má conduta/comportamento inadequado.
– Acompanhe as inovações e debates sobre as boas práticas de publicação, no que concerne aos novos modelos de revisão por pares e práticas.
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