Competências para a Gestão de Dados de Investigação e Dados FAIR: Estudo prospetivo

. 29 de Novembro de 2022

A gestão de dados de investigação (GDI) e os dados FAIR têm vindo a assumir uma importância crescente, fazendo surgir a necessidade do desenvolvimento de competências específicas por parte dos profissionais que asseguram a preparação e curadoria de dados. Assim, no âmbito do Grupo de trabalho do Fórum GDI Formação e competências para Gestão e Dados FAIR, foi considerado útil elaborar um estudo que analisasse os diferentes quadros de competências existentes e apresentasse uma proposta sobre as principais competências que devem integrar os planos de formação de GDI e Dados FAIR a nível nacional.

Numa primeira fase do estudo, procedeu-se à identificação das competências fundamentais, através de duas abordagens complementares, 1) o ciclo de vida dos dados e 2) as responsabilidades e funções na gestão de dados. Em seguida, procedeu-se à análise dos principais e mais recentes estudos e iniciativas, desde projetos transversais a relevantes iniciativas nacionais como a profissionalização da administração de dados nos Países Baixos ou a Coordenação Nacional de Educação de Data Stewards na Dinamarca.

Com base na revisão da literatura e tendo por referência o quadro de competências e capacidades FAIR4S, o grupo de trabalho apresenta agora uma proposta de quadro de competências e funções para a GDI e dados FAIR ajustados ao contexto português com base em nove áreas, níveis de competência (básica, intermédia, avançada) e perfis de interveniente – investigadores, gestores/ curadores de dados, pessoal de interface de ciência e pessoal informático.

Este estudo, da autoria do Grupo de trabalho do Fórum GDI Formação e competências para Gestão e Dados FAIR, está disponível numa primeira versão draft no repositório Zenodo no link https://doi.org/10.5281/zenodo.7335281 , foi apresentado no 9ª Fórum de Gestão de Dados de Investigação, que decorreu a 24 e 25 de novembro de 2022, e encontra-se disponível para apreciação e sugestões por parte da comunidade neste documento: https://bit.ly/EstudoCompetenciasGDI.

Tags: ,

Categorias: sobre os projetos

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.