DOAJ Seal: certificação das melhores práticas na publicação em acesso aberto

. 14 de Fevereiro de 2023

O Directory of Open Access Journals (DOAJ) certifica agora as melhores práticas na publicação em acesso aberto, através da atribuição do DOAJ Seal.

Esta certificação assenta no cumprimento integral de 7 critérios principais, nomeadamente: preservação digital, uso de identificadores persistentes, envio de conteúdos para o DOAJ, licenças Creative Commons e sua exibição nos formatos publicados pela revista, direitos de autor e políticas de autoarquivo. Abaixo destacamos cada um dos critérios:

1 – Preservação Digital – O conteúdo da revista deve ser preservado de forma contínua.

2 – Identificadores persistentes de publicações – Os artigos devem ter identificadores persistentes e os links devem funcionar corretamente.

3 – Fornecimento de metadados ao DOAJ – Os metadados do artigo devem ser carregados no DOAJ regularmente.

4 – Tipo de licença – A revista deve permitir o uso de uma licença Creative Commons que permite a criação de produtos derivados.

5 – Informações de licença em artigos – As informações de licenciamento da Creative Commons devem ser exibidas em todos os formatos do artigo de texto completo que a revista publica.

6 – Direitos de autor e direitos de publicação – Os autores devem manter os direitos de autor e de publicação sem restrições ao publicar sob qualquer licença permitida pela revista.

7 – Política de autoarquivo – Os autores devem ter permissão para depositar todas as versões dos seus artigos num repositório institucional.

Neste momento apenas 10% das revistas científicas integradas no DOAJ receberam o selo. Se considera que a sua revista cumpre os 7 critérios, pode solicitar a atribuição do selo através do email helpdesk@doaj.org

Note que esta é uma certificação de nível superior dentro do DOAJ. Para se candidatar ao DOAJ, a revista não precisa cumprir os critérios para o selo.

Pode aceder a mais informações aqui.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional, políticas, Pub In, revistas, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.