A Escola de Inverno de Dados Abertos 2023

. 14 de Abril de 2023

Nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2023 a Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, através do Gabinete de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta, organizou a primeira Escola de Inverno de Dados Abertos 2023.

1º dia

No primeiro dia foi possível aprender sobre a gestão e partilha de dados ao longo do ciclo de vida da investigação, planear a gestão de dados e conhecer algumas ferramentas de apoio, conhecer os requisitos das entidades financiadoras, obter competências básicas para a elaboração de planos de gestão de dados, fazer a análise crítica de exemplos de planos de gestão de dados e testar a ferramenta de gestão de dados a disponibilizar brevemente à comunidade da Universidade do Minho, através da elaboração de um plano de gestão de dados próprio.

2º dia

No segundo dia conhecemos os requisitos essenciais para publicação dos dados de investigação, o caso de publicação e partilha de dados do projeto Repositório de Arte Rupestre de Acesso Aberto (RARAA – Unidade de Arqueologia da UMinho), seguido da apresentação e demonstração do repositório de dados da UMinho, e do depósito, descrição e publicação de conjuntos de dados por parte dos participantes.

A Escola de Inverno de Dados Abertos decorreu em formato presencial na sala André Cruz de Carvalho de aprendizagem interativa e contou com 28 participantes, entre alunos de doutoramento, docentes e investigadores da Universidade do Minho.

A nível da avaliação, os participantes registaram um elevado grau de satisfação com a organização geral da Escola, o formato, a duração das sessões e o conteúdo das sessões, tendo registado preferência pelas sessões sobre a gestão e partilha ao longo do ciclo de vida de dados, apresentação do DataRepositoriUM e utilização do repositório de dados DataRepositóriUM.

A Escola de Inverno de Dados Abertos voltará em 2024, como parte da oferta formativa regular das Bibliotecas da Universidade do Minho na área da Ciência Aberta.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, dados científicos, institucional

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.