Consulta pública: Política sobre Acesso Aberto a publicações científicas resultantes de investigação financiada pela FCT (até 22 de maio 2023)

. 26 de Abril de 2023

O progresso científico depende, em grande medida, do livre fluxo dos resultados da investigação científica. O acesso aberto a publicações científicas é um dos instrumentos para alcançar esse resultado, impondo-se ainda com mais força quando as publicações resultam de financiamento público.

A aposta no acesso aberto levou a FCT a aderir ao Plano S, promovido pela cOAlition S, o qual propugna que todas as publicações que resultem de financiamento dos seus membros sejam disponibilizadas em acesso aberto, quer através da sua publicação em revistas ou plataformas de acesso aberto, quer através da sua publicação em revistas híbridas ao abrigo de acordos transformativos, quer, finalmente, através do seu depósito em repositórios de acesso aberto, sem sujeição a períodos de embargo.

A FCT verte agora o compromisso com a ciência aberta assumido com a sua adesão ao Plano S numa nova Política de Acesso Aberto, que se coloca agora a consulta pública.

Poderá aceder e consultar a proposta de redação da Política de Acesso Aberto, aqui.

Os contributos devem ser remetidos para cp-politica-aa[a]rcaap.pt até ao dia 22 de maio de 2023.

Post escrito pelo Gabinete de Comunicação da FCT

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, nacional, políticas, recursos & referência, temático

Sobre o Autor ()

Membro da equipa do gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta

Comentários encerrados.