Dataverse Community Meeting 2023: Partilha de dados para as gerações futuras: alguns resultados

. 20 de Junho de 2023

No início deste mês de junho, entre os dias 5 e 7, aconteceu o Dataverse Community Meeting 2023, de forma presencial na Universidade do Minho, no Campus de Gualtar, em Braga.

Dataverse Community Meeting 2023 em números

22 lightning talks
15 pósteres
9 Demos
4 Workshops
2 Painéis
1 Keynote

O tema escolhido para este ano foi “Partilha de dados para as gerações futuras: sustentabilidade, confiança e construção de comunidades“. A discussão central girou em torno da importância de tornar os dados acessíveis e sustentáveis ao longo do tempo, além de fortalecer a confiança na qualidade e integridade desses dados. A construção de uma comunidade ativa e colaborante também foi um dos tópicos abordados, visando promover o crescimento e a sustentabilidade do software Dataverse.

O evento foi repleto de momentos enriquecedores, incluindo discussões e partilha de novos desenvolvimentos sobre o software, momentos de aprendizagem e de demonstração de integrações realizadas pelas diferentes instituições  / instalações, que fazem pleno uso desta ferramenta. Durante estes dias, a comunidade celebrou também a sua 100.ª instalação do software – número mágico!

A plataforma Dataverse tem um impacto significativo no ciclo de vida da gestão de dados de investigação, permitindo aos investigadores e à comunidade científica a partilha dos dados de maneira segura, confiável e acessível. Esta reunião anual é o reflexo do compromisso contínuo da comunidade em promover o avanço do conhecimento por meio da partilha de dados.

Se não teve a oportunidade de estar presente, saiba que poderá consultar todos os recursos: gravações, apresentações e o registo de fotográfico de alguns momentos na página do evento – https://projects.iq.harvard.edu/dcm2023/program

Agradecemos a todos os participantes e palestrantes que contribuíram para o sucesso deste evento e continuam a impulsionar a comunidade Dataverse.

Até à próxima Dataverse Community Meeting, em 2024, que terá lugar no International Maize and Wheat Improvement Center (CIMMYT) no México.

Tags: , , , ,

Categorias: blogue & notícias, dados científicos, GDI, institucional, internacional, repositórios, sobre os projetos

Colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta | Serviço de Documentação e Bibliotecas | Universidade do Minho