Dialnet Plus – uma versão avançada da Dialnet

. 31 de Janeiro de 2024

A Dialnet é um portal bibliográfico desenvolvido pela Universidad de la Rioja, e que tem como objetivo dar maior visibilidade à literatura científica hispânica e que se centra principalmente nas áreas científicas das Humanidades, do Direito e das Ciências Sociais. Atualmente, a Dialnet integra artigos de revistas, livros e artigos de livros coletivos, atas de conferências, teses de doutoramento, recensões de outras publicações, entre outros, em acesso aberto.

A Dialnet conta já com 12.506 revistas, 9.065.178 documentos, 317.689 teses e 2.669.590 utilizadores registados.

A Dialnet oferece às suas universidades parceiras, o acesso à ferramenta Dialnet Plus, isto é a versão avançada de Dialnet que proporciona uma série de serviços de valor acrescentado, oferecendo todas as ferramentas necessárias para otimizar as pesquisas e trabalhar com os fundos disponíveis.

Para além dos serviços que a Dialnet oferece em acesso aberto (tal como pesquisa simples de documentos e subscrição de alertas de revistas), a Dialnet Plus dá acesso a serviços avançados e personalizados, entre os quais se destacam os seguintes:

• Pesquisa avançada de documentos. Aplicação de filtros de pesquisa (tipo de documento, disponibilidade de texto integral, assunto, editor, ano, etc.).
  • Pesquisa avançada de autores. Aplicação de filtros de pesquisa (temas, áreas de conhecimento, instituição, período de publicação, etc.).
  • Motor de pesquisa avançada para conferências. Aplicação de filtros de pesquisa (anos, temas, países, organizadores. etc.).
  • Seleção de documentos, que são guardados no seu registo de utilizador.
  • Exportação dos documentos selecionados em vários formatos (Refworks, RIS, formato de texto e Bibtex) ou envio por e-mail.
  • Armazenamento das pesquisas realizadas e ativação de alertas sempre que forem incorporados novos documentos.
  • Criação de listas bibliográficas que podem ser partilhadas.

A Universidade do Minho tornou-se em janeiro de 2024, a primeira universidade portuguesa a integrar a lista de universidades parceiras da Dialnet, dando assim acesso a toda a comunidade académica à ferramenta Dialnet Plus.

Todas as revistas científicas alojadas e livros publicados pela UMinho Editora ficarão disponíveis neste diretório.

Para saber mais, clique aqui.

Tags: , ,

Categorias: internacional, livros, revistas

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.