Open Science Indicator Handbook

. 5 de Fevereiro de 2024

O acesso aberto às publicações e aos dados, possibilitado pelos repositórios, promete aumentar a visibilidade da investigação (uma vez que permite que mais pessoas acedam a estes); a transparência da investigação, permitindo verificações e reprodutibilidade; a investigação interdisciplinar e o aumento das colaborações; as citações; e benefícios para a sociedade, com vista a um mundo mais democrático e equitativo. Mas será que é assim? Alguns estudos já se debruçaram sobre um ou mais destes tópicos, mas parece faltar uma abordagem mais holística.

PathOS é um projeto do Horizonte Europa que visa recolher provas dos efeitos da ciência aberta, através do estudo das vias de impacto (contexto, recursos, atividades, produtos, resultados e impactos). Uma das suas contribuições essenciais consiste na elaboração de um manual de indicadores da ciência aberta e da aplicação de indicadores selecionados em seis estudos de caso.

A primeira versão do Open Science Indicator Handbook, que reune indicadores sobre Ciência Aberta, Impacto Académico e reprodutibilidade, foi lançada em setembro de 2023 no GitHub, e encontra-se em fase de divulgação. Pretende funcionar como um “livro de receitas” para uma imediata implementação, e cada indicador é constituído pela sua descrição, métricas aplicáveis, fontes de dados sugeridas, correlações e as referências mais importantes sobre o assunto. Seguem alguns exemplos de indicadores:

  • Disponibilidade de repositórios de dados,
  • Disponibilidade de repositórios de preprints,
  • Disponibilidade de repositórios de publicações,
  • Deposição de metadados abertos,
  • Impacto do código aberto na investigação,
  • Impacto dos dados abertos na investigação

No decorrer de 2024 serão acrescentados indicadores relativos ao impacto económico e social da Ciência Aberta.

Agradecemos o feedback que possa dar sobre estes indicadores – a nível da sua formulação, métricas, ferramentas utilizadas, etc – poderá fazê-lo diretamente no Github ou no formulário da página https://pathos-project.eu/introducing-the-open-science-indicator-handbook.

Tags: ,

Categorias: PathOS, sobre os projetos

Comentários encerrados.