EOSC Ice Breakers: Uma ferramenta dinâmica para formadores em Ciência Aberta

. 2 de Fevereiro de 2024

Os “EOSC Ice Breakers” são um recurso muito útil para formadores interessados em aprofundar o conhecimento sobre a EOSC (European Open Science Cloud) e temas relacionados como a Ciência Aberta, Ética e Questões Legais.

Desenvolvidos pelo projeto EOSC Future, os EOSC Ice Breakers” são cartões de discussão que o podem ajudar a desenvolver um percurso de aprendizagem sobre Ciência Aberta com os seus pares.

Composto por um baralho com 30 cartas de discussão:

• 22 cartas de afirmações
    codificadas por cores consoante o nível de dificuldade e o tema (EOSC, Ciência Aberta, Ética e Questões Legais)
  • 8 cartas de desmistificação de mitos
  • instruções de jogo

As cartas podem ser utilizadas de várias formas, por exemplo, em atividades de envolvimento e formação.

Um jogo de cartas baseado nos princípios da Ciência Aberta

Na sua essência, estas cartas de discussão são um Recurso Educativo Aberto, sublinhando a acessibilidade e a liberdade de utilização. Publicado ao abrigo da licença Creative Commons de Dedicação ao Domínio Público (CC0 1.0 Universal), qualquer pessoa pode adaptar o jogo às suas necessidades específicas e aumentar a sua utilidade.

Para facilitar ainda mais a personalização, o ficheiro PDF é complementado por ficheiros editáveis compatíveis com o Adobe InDesign. Estes ficheiros incluem modelos para cartas em branco, permitindo aos utilizadores criar cartas adicionais ou aperfeiçoar as existentes, ampliando assim a versatilidade e a relevância do recurso para diversos públicos.

Tags: , , ,

Categorias: EOSC-Future, guias & tutoriais, sobre os projetos

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.