Primeiros resultados do Projeto PATTERN: vamos descobrir formação disponível na área da Ciência Cidadã

. 12 de Março de 2024

O Projecto PATTERN apresenta a primeira brochura, de uma série de oito, onde identifica mais de 60 ações de formação disponíveis na área da Ciência Cidadã. Este trabalho resultou de uma atividade de mapeamento no contexto deste projeto.

O objetivo global do PATTERN é promover práticas inclusivas e sustentáveis em Ciência Aberta (OS) e Investigação e Inovação Responsáveis (RRI), ambas incluídas no termo OpenRRI, através do desenvolvimento de formação relevante para investigadores.

O PATTERN centra-se em oito competências aplicáveis no contexto da Ciência Aberta e RRI: Acesso Aberto; Gestão de dados FAIR; Ciência Cidadã; Integridade da Investigação; Género, não-discriminação e inclusão na investigação; Disseminação e Exploração de Resultados; Comunicação Científica (para os media e decisores políticos); e Gestão e Liderança. Poderá consultar um glossário de todos estes termos no sítio web do projeto.

Será ainda desenvolvida uma brochura para cada uma das categorias mencionadas.

Nesta brochura, encontram-se cinco destaques de formações mapeadas sobre Ciência Cidadã e seis recursos adicionais imprescindíveis!Caso esteja interessado em explorar todas as formações e recursos mapeados, descarregue o “Relatório sobre a análise das actividades de formação existentes e avaliação da qualidadeaqui!

Tags: , ,

Categorias: internacional, PATTERN, publicações & documentos, recursos & referência, sobre os projetos

Colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta | Serviço de Documentação e Bibliotecas | Universidade do Minho