Explorando as tendências da educação em Ciência Aberta e Investigação Responsável: o Projeto PATTERN mapeia mais de 500 oportunidades de formação

. 13 de Março de 2024

O projeto PATTERN, financiado pelo Programa de Investigação e Inovação Horizonte Europa da União Europeia, publicou recentemente o seu relatório: “State of the Art of Open and Responsible Trainings, PATTERN WP1 D1.1“.

Este relatório exaustivo pretende assinalar um marco importante no avanço da Ciência Aberta (Open Science – OS) e da Investigação e Inovação Responsáveis (RRI), através do mapeamento de mais de 500 oportunidades de formação adaptadas a investigadores em várias fases das suas carreiras, centrando-se principalmente na Europa.

Objetivos principais do relatório:

• Mapeamento das oportunidades de formação: fornecendo uma panorâmica alargada das oportunidades de formação em OS e RRI, satisfazendo as diversas necessidades dos investigadores.
  • Identificar lacunas e oportunidades: identificando de forma crítica as lacunas existentes e as novas oportunidades na formação de competências em OS e RRI, oferecendo informações valiosas para futuros desenvolvimentos.
  • Transmitir tendências e perspetivas: apresentando as tendências e perspetivas atuais da formação de competências em matéria de OS e RRI, tanto na Europa como a nível mundial.

O Consórcio PATTERN, composto por parceiros de toda a Europa com conhecimentos profundos em oito áreas chave de competências em Open RRI, foram os condutores desta investigação. Aqui estão incluídas as áreas de Acesso Aberto, Gestão de Dados FAIR, Ciência Cidadã, Integridade da Investigação, Género e Inclusão, Disseminação e Exploração de Resultados, Comunicação Científica, e Gestão e Liderança.

Metodologia e resultados:

• Através da recolha colaborativa de conhecimentos, investigação documental e inquéritos, PATTERN identificou uma gama diversificada de recursos de formação.
  • O estudo inclui várias atividades formativas tais como: cursos, workshops, módulos de e-learning, juntamente com recursos estáticos como guias, gravações de webinars e relatórios.
  • Os formatos mapeados abrangem métodos de formação presenciais, online, combinados, informais e formais.
  • Cerca de 250 recursos digitais e de acesso livre foram submetidos a uma avaliação de qualidade exaustiva com base na relevância, acessibilidade, facilidade de implementação, estrutura e clareza da linguagem.
  • A análise fornece uma avaliação crítica destes recursos, identificando os seus pontos fortes e fracos e revelando lacunas na formação.

Implicações para o futuro da investigação e da inovação:

Este relatório é um recurso fundamental para investigadores, educadores e decisores políticos. Não só mapeia os recursos existentes, como também abre caminho para o desenvolvimento de programas de formação novos e inovadores em OS e RRI, destacando as tendências e lacunas atuais.

Para aceder ao relatório, consulte aqui

Sobre PATTERN:

O PATTERN, é um projeto financiado pelo Programa Horizonte Europa da UE, tem como objetivo melhorar as práticas de Ciência Aberta e Investigação Responsável em toda a Europa. Ao fomentar a colaboração e a partilha de conhecimentos, o projeto procura promover uma comunidade científica mais inclusiva e transparente.

Para mais informações sobre o projeto, visite https://www.pattern-openresearch.eu/.

Tags: ,

Categorias: internacional, PATTERN, publicações & documentos, sobre os projetos

Colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta | Serviço de Documentação e Bibliotecas | Universidade do Minho