Webometrics Ranking (Edição Janeiro de 2013)

. 19 de Fevereiro de 2013

A última edição do Webometrics Ranking foi publicada no passado dia 7 de fevereiro com base em dados recolhidos durante os primeiros dias de janeiro de 2013, disponibilizando rankings que contemplam informação de instituições de ensino superior (agora mais de 21.200!) de todo o mundo, classificadas de acordo com seu desempenho termos académicos/investigação, prestígio, visibilidade internacional, bem como, o seu compromisso relativamente a políticas de Acesso Aberto.

Ranking Web of Repositories

No Ranking Web of Repositories baseado na análise em mais de 1.650 repositórios a nível mundial, a listagem é liderada por repositórios temáticos, sendo o top 5 composto por: Social Science Research Network, Arxiv.org e-Print Archive, Smithsonian/NASA Astrophysics Data System, Research Papers in Economics e UK PubMed Central.

Neste top mundial, será de salientar a prestação do RepositóriUM, repositório institucional da Universidade do Minho, que continua o repositório português melhor posicionado, ocupando nesta edição a 30ª posição em termos mundiais absolutos! Contudo, considerando apenas repositórios institucionais, ou seja, excluindo repositórios temáticos, que ocupam os primeiros lugares por congregar publicações de milhares de autores de múltiplas instituições, o RepositóriUM ocupa o 23º lugar em termos mundiais, o 11º em termos europeus.

No contexto nacional será também de realçar globalmente a boa prestação dos repositórios portugueses, destacamos nesta edição o top 10 composto por:

Ranking Web of Universities

Nesta edição do Ranking Web of Universities,  no quadro mundial os Estados Unidos da América (E.U.A) continuam a ocupar as posições cimeiras, sendo o top 5 liderado pelas seguintes instituições: Harvard University, Stanford University, Massachusetts Institute of Technology, University of Michigan e University of Pennsylvania. As três primeiras instituições fora dos E.U.A a constar nesta listagem são: University of Oxford (pos. 16), Universidade de São Paulo USP (pos. 19) e University of British Columbia (pos. 78). Considerando o universo universitário português, verificamos que o top 5 é composto por: Universidade do Porto (pos. 93), Universidade Técnica de Lisboa (pos. 184), Universidade de Coimbra (pos. 185), Universidade do Minho (pos. 263) e Universidade de Lisboa (pos. 294).

Recorde-se que este ranking produzido pelo Centro Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) visa medir o impacto e a visibilidade das universidades na Web e apresenta os seus resultados com base em quatro indicadores: Presença, que mede o volume de informação publicada na web; Impacto, construído a partir dos links recebidos de terceiros; Abertura, a contagem do número de documentos que estão disponíveis a partir de repositórios científicos e Excelência, que inclui apenas os artigos de qualidade e que estão entre os 10% mais citados dentro cada disciplina.

Por fim, para além do ranking das universidades e dos repositórios, no portal Webometrics poderemos ainda encontrar outros rankings relativos a centros de investigação (8.000), Hospitais (12.000) e Escolas de Economia e gestão (7562).

Para informações mais detalhadas, poderá consultar o portal Webometrics: http://repositories.webometrics.info

Tags: , , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, internacional, nacional, repositórios, temático

Gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho.