Inquérito sobre o portal RCAAP e os Repositórios Institucionais Portugueses

. 28 de Junho de 2024

FCCN – Serviços Digitais FCT, a Universidade do Minho, e o CSIL convidam todos os utilizadores a participar num importante inquérito sobre os Repositórios Institucionais Portugueses e o portal agregador Repositórios Cientificos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). 

Este inquérito é realizado no âmbito do projeto PathOS , um projeto financiado pela União Europeia destinado a compreender o impacto da Ciência Aberta. O projeto PathOS estuda a forma como as práticas de Ciência Aberta se materializam e tem como objetivo fornecer métricas para a quantificação dos seus benefícios. Ao partilhar as suas experiências e opiniões, está a contribuir diretamente para esta importante investigação, que, em última análise, beneficiará toda a comunidade científica. 

Em particular, a equipa de estudo analisa os impactos do Portal RCAAP e dos repositórios institucionais agregados através de diferentes meios, incluindo uma análise custo-benefício (CBA). Esta metodologia permitirá uma melhor quantificação e compreensão dos benefícios e custos associados ao portal e aos repositórios da rede RCAAP. A sua contribuição é crucial para obter evidências para esta análise custo-benefício. Inclui questões sobre a sua experiência com o sistema e a forma como o portal RCAAP e os repositórios institucionais afetam o seu trabalho.  

O inquérito é dirigido a todos os utilizadores do RCAAP, quer usem frequentemente conteúdos científicos agregados no portal RCAAP ou partilhem as suas publicações num repositório incluído neste portal. O inquérito é rápido, confidencial e essencial para a nossa investigação. 

📝 Clique aqui para participar no inquérito 

Agradecemos desde já a sua participação! 

Tags: ,

Categorias: blogue & notícias, nacional, RCAAP, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.