RepositóriUM atualizado para DSpace v8.2

. 1 de Outubro de 2025

O RepositóriUM acaba de ser atualizado para a versão 8.2 do DSpace, tornando-se pioneiro em Portugal na adoção desta versão! Esta iniciativa reforça o compromisso da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB) com a inovação, a segurança e a qualidade dos serviços prestados à comunidade. A nova versão do repositório institucional da Universidade do Minho (UMinho) apresenta-se agora com uma interface gráfica totalmente renovada, mais intuitiva e atrativa, proporcionando uma experiência de navegação melhorada. Inclui ainda diversas funcionalidades e otimizações que enriquecem o acesso, uso e a partilha de conhecimento científico. Convidamos todos a explorar e conhecer melhor as novidades no RepositóriUM!

Desvelamos de seguida algumas destas novidades:

Novas funcionalidades:

  • Nova interface gráfica: A nova interface gráfica do RepositóriUM foi totalmente “redesenhada” e revista, agora baseia-se em Angular.io, e apresenta uma aparência mais “moderna” e próxima da linha gráfica dos sítios institucionais da UMinho. A nova interface é também mais responsiva e “user friendly” em diferentes dispositivos (ou seja, adapta-se automaticamente ao dispositivo e à resolução na qual está a ser visualizado).
  • Novos formulários de depósito: Os formulários de depósito foram completamente revistos e otimizados para proporcionar uma maior legibilidade e usabilidade aos utilizadores. O preenchimento do formulário foi concentrado numa única página, agora dividida por secções que podem ser expandidas ou colapsadas. Adicionalmente, diversos campos passaram a estar ligados a listas de  autoridade e/ou a vocabulários controlados (ex. COAR controlled vocabularies for Repositories) que permitem completar a informação de forma mais simples e consolidada, de acordo com as melhores práticas e diretrizes entorno de interoperabilidade semântica.
  • Novas formas de depositar: Para além da revisão no depósito padrão (através do preenchimento de um formulário de recolha com informação da publicação), foram agora incorporadas novas formas de depósito nomeadamente a partir de “importadores de metadados”. Através desta funcionalidade, o depositante pode selecionar uma fonte externa (se aplicável ) para pré-carregar metadados relativos aos seus documentos, utilizando simplemente um título ou identificador (ex. DOI, PubMed ID, arXiv ID,…) para recuperar metainformação e dessa forma agilizar e simplificar depósitos. Exemplos de alguns importadores de fontes externas disponibilizados: arXiv; CiNii; Crossref; DataCite; DOI; European Patent Office (EPO); NASA/ADS; OpenAIRE; ORCID; PubMed; PubMed Europa; SciELO; Scopus; VuFind; Web of Science.
  • Ajuda em contexto sobre copyright e versões a depositar: Com base na informação proporcionada pela API do serviço Open Policy Finder e com intuito esclarecer dúvidas sobre copyright e/ou facilitar na identificação da versão da publicação que poderá auto arquivar no RepositóriUM, passa a estar disponível próximo da seção de carregamento do(s) ficheiro(s) (upload) uma área com informações relevantes para o efeito.
  • Novas formas de pesquisa avançada: A área de pesquisa avançada do RepositóriUM foi alvo de diversos melhoramentos e refinamentos. Neste momento as pesquisas passarão a ser insensíveis a acentos (diacríticos) e foram disponibilizados diversas facetas filtros para possibilitar pesquisas mais refinadas ou direcionadas.
  • Novos índices de navegação: Ao nível da descoberta dos conteúdos foram também acrescentados novos índices que permitirão um melhor refinamento e recuperação da informação disponibilizada. Para além da manutenção dos índices pré-existentes na versão anterior, destacamos a introdução e possibilidade de navegação por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), classificação Journal of Economic Literature (JEL) e/ou pelas Áreas/Especialização de Mestrados ou Doutoramentos realizados na UMinho (neste caso a informação do índice ainda em fase de curadoria).
  • Entidades configuráveis:  Nesta versão o RepositóriUM passou a suportar um “modelo entidades configuráveis”, basicamente itens no RepositóriUM de natureza específica que podem ter relações com outros itens  também “entidades”. As entidades e relações são configuráveis, pelo que neste momento já se encontram disponíveis entidades do tipo Publicações, Organizações, Projetos e Financiadores. Numa fase subsequente este conceito de entidades será estendido necessariamente a “Pessoas”.
  • COAR Notify enabled:  Nesta versão o RepositóriUM passa a suportar totalmente o protocolo COAR Notify.  Recorde-se que o COAR Notify é uma iniciativa da Confederation of Open Access Repositories (COAR) que visa criar um mecanismo de notificação e interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas no ecossistema da comunicação científica. Através de padrões abertos, o COAR Notify permite que os repositórios comuniquem eventos (como submissões, revisões, comentários ou atualizações) a serviços externos, como plataformas de avaliação, revisão por pares ou redes sociais académicas. Com mais esta integração, o RepositóriUM visa promover uma maior conectividade, transparência e colaboração na disseminação e validação do conhecimento científico.

Outras melhorias:

  • Expand/collapse da página de Comunidades & Coleções: Esta funcionalidade de expand/collapse possibilita minimizar a lista de Comunidades & Coleções e mostrar/ocultar toda a estrutura de sub-comunidades/coleções já existia na versão anterior do RepositóriUM, mas nesta versão foram introduzidas melhorias ao nível do funcionamento, traduções multilíngue (inglês nos títulos de comunidades e coleções), bem como a sua harmonização com a nova linha gráfica.
  • Request Copy (pedido de cópia ao autor): Nesta versão do RepositóriUM, a funcionalidade “Pedido de cópia ao autor” (Request Copy) foi reintroduzida a funcionalidades base do RepositóriUM, possibilitando envio dos pedidos de cópia de diretamente para o(s) autor(es)/depositante(s) no caso de documentos com restrições de acesso.
  • Verificação CAPTCHA: Esta funcionalidade baseada no Google reCAPTCHA acrescenta uma camada extra de proteção ao RepositóriUM, ajudando a prevenir registos em massa feitos por bots ou outros pedidos indesejados. Podendo ser ativada ou desativada conforme necessário.
  • Suporte de Markdown e Mathjax: A interface do utilizador do RepositóriUM agora suporta também Markdown e MathJax nos valores do campos referente aos resumos (abstracts). Refira-se que o MathJax é uma biblioteca JavaScript que permite exibir fórmulas e símbolos matemáticos na web de forma clara e bem formatada. Sendo a sua utilidade evidente pode ser visualizado no RepositóriUM um registo com MathJax aqui.

Não sendo uma novidade, será ainda digna de referência a manutenção da integração do RepositóriUM com o módulo Publicações Académicas (Intranet), que facilita na gestão e depósito de publicações indexadas, bem como o manutenção de integrações via SWORD do RepositóriUM com outros sistemas de informação internos e externos como CIENCIAVITAE, neste caso com melhorias significativas de performance da conexão entre sistemas.

Estas e mais novidades encontram-se a partir de agora disponíveis no RepositóriUM, por esta e outras razões sugerimos que revisitem o repositório institucional da Universidade do Minho, consultem a produção científica produzida na UMinho e partilhem conhecimento científico aí disponibilizado!

Por fim, sobre esta atualização do RepositóriUM, caso tenha dúvidas ou sugestões de melhoria, são bem vindos, contacte-nos através de correio electrónico: repositorium@usdb.uminho.pt


Para mais informações sobre o DSpace 8.2:


Tags: , , , , , , ,

Categorias: blogue & notícias, COAR, institucional, internacional, nacional, repositórios, RepositoriUM, temático

Sobre o Autor ()

Gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.