Bibliotecas UMinho apresentam os resultados do 1.º piloto do projeto PATTERN na Open Science Fair
As Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB) marcaram presença na Open Science Fair 2025, que decorreu no CERN, em Genebra, entre 15 e 17 de setembro. Nesta conferência internacional, dedicada às práticas, infraestruturas e políticas de Ciência Aberta, a UMinho fez a aresentação dos principais resultados do 1.ª fase piloto do projeto europeu PATTERN.
O póster intitulado “From pilot to practice – advancing Open and Responsible Research Training” destacou os resultados da primeira fase piloto dos cursos desenvolvidos pelo consórcio do projeto, realizada entre maio de 2024 e fevereiro de 2025. Neste período, foram implementadas 29 sessões de formação, em oito áreas temáticas da Ciência Aberta e da Investigação Responsável, envolvendo 17 instituições parceiras e alcançando cerca de 870 investigadores de diferentes áreas e níveis de carreira.
A avaliação das formações/cursos evidenciou um elevado grau de satisfação, a saber: 78% dos participantes consideraram os conteúdos claros, 89% consideram-nos relevantes e mais de 90% reportaram um envolvimento ativo durante a participação nas sessões. Entre os pontos fortes identificados destacam-se o alcance inclusivo, o desenho modular e a possibilidade de integração no contexto institucional (universidades). No que toca aos desafios são apontadas gragilidades relativas à usabilidade das plataformas e à adaptação prática dos conteúdos às necessidades dos participantes.
Na segunda fase do piloto, prevista para decorrer até abril 2026, o consórcio irá focar-se em aumentar a interatividade, potenciar a reutilização dos recursos e assegurar a sustentabilidade a longo prazo, em alinhamento com infraestruturas de Ciência Aberta como a OpenPlato e a EOSC.
O póster apresentado encontra-se disponível na comunidade PATTERN no Zenodo: https://doi.org/10.5281/zenodo.17242875
Categorias: blogue & notícias, internacional, PATTERN, sobre os projetos





