São já mais de 500.000 artigos em Acesso Aberto no Portal RCAAP

. 19 de Dezembro de 2014

O Portal RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) indexa já mais de 500.000 documentos em Acesso Aberto provenientes de 83 recursos. Com estes números, que se têm mantido com um crescimento sustentado, o RCAAP assume-se como o principal agregador de ciência em Acesso Aberto do espaço lusófono, à distância de um clique e em qualquer parte do mundo. Indexa artigos científicos, partes ou capítulos de livros, todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência, teses de doutoramento e dissertações de mestrado disponíveis para downloads sem restrições.Em 6 anos o Projeto RCAAP consolidou a sua missão e objetivos, ganhando reconhecimento e importância a nível nacional e internacional. A nível nacional, a exigência do crescimento e da melhoria contínua dos serviços são os desafios para os que diariamente trabalham para servir a Comunidade.

logo_rcEm sintonia com este crescimento global do Projeto RCAAP, o Repositório Comum, criado em 2009,  tem tido um forte aumento, quer ao nível das consultas, quer de downloads. Destina-se a investigadores afiliados em instituições dos sistema científico nacional que não possuam repositório institucional próprio. Presentemente conta já com 4824 documentos agregados de 38 instituições aderentes.

Por outo lado, o RCAAP será um serviço chave para assegurar o cumprimento dos requisitos da Política de Acesso Aberto da FCT. Estas orientações de carácter vinculativo estabelecem as regras a observar pelos investigadores no âmbito das publicações resultantes de investigação financiada, total ou parcialmente, pela FCT.

O RCAAP contribuiu decisivamente para se dar cumprimento ao Decreto-Lei 115/2013 que define como obrigatório o depósito legal de uma cópia digital de teses de doutoramento, de trabalhos previstos nas alíneas a) e b) do nº 2 do art.º 31º e de dissertações de mestrado num repositório integrante da rede RCAAP.

O dia-a-dia é desafiante, mas só possível face à audácia por parte de toda a Comunidade RCAAP.

Tags: ,

Categorias: internacional, nacional, RCAAP, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Membro da equipa do gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta

Comentários encerrados.