Open Access: as primeiras visitas de 2015 aos SDUM

. 23 de Abril de 2015

Dando continuidade às visitas realizadas anteriormente ao Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação, quer por parte de colegas de universidades de outros países, quer de colaboradores dos projetos europeus, recebemos no último mês diversos colegas.

Cristal.fwNa semana de 16 a 20 de março, no âmbito do programa IACOBUS, recebemos a Cristal Martínez Pousa, da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

A equipa dos Serviços de Documentação apresentou os projetos Open Access em que tem participado, quer a nível nacional (projeto RCAAP), quer a nível internacional (OpenAIRE, FOSTER e PASTEUR4OA). Já o RepositóriUM com destaque nos workflows, política institucional, procedimentos de monitorização e estatística, foi também apresentado neste intercâmbio profissional.

Por sua vez Cristal Martínez Pousa teve a possibilidade de nos dar a conhecer a realidade do repositório da Universidade de Santiago de Compostela.

Jochen.fw

Durante este mês de abril, na sequência da co-organização e participação dos Serviços de Documentação na conferência anual COAR-SPARC visitou-nos Jochen Schirrwagen, da Universidade de Bielefeld, Alemanha, responsável pelo processo de data curation do portal OpenAIRE e da equipa das directrizes OpenAIRE.

Taro.fwEm simultâneo, recebemos Misumi Taro, Gestor  do repositório da Universidade Chiba, Japão, com o objetivo prático de se inteirar das questões práticas do RepositóriUM.

Todas as visitas acolhidas se revelam em excelentes oportunidades de troca de informação e experiências profissionais, sobre diferentes perspectivas, em prol dos desenvolvimentos do Acesso Aberto.

Tags:

Categorias: FOSTER, internacional, nacional, OpenAIRE, PASTEUR4OA, RCAAP, repositórios, RepositoriUM