Curadoria e proteção de dados: duas áreas em destaque na atividade formativa do Re.Data em setembro
No dia 11 de setembro, a Universidade NOVA de Lisboa acolheu a 3.ª edição do workshop «Fundamentos da curadoria de dados», que reuniu participantes de diferentes instituições. Com uma forte componente prática, a formação abordou a preparação e documentação dos dados, a aplicação da checklist CURATE(D), da Data Curation Network e os workflows de curadoria do POLEN DataHub e do DataRepositóriUM.
Já no dia 21 de setembro, a Universidade de Coimbra recebeu a 2.ª edição do workshop «Questões Jurídicas e Proteção de Dados», que contou com a apresentação da nova versão do toolkit do Re.Data. O debate sobre os desafios da inteligência artificial e a aplicação deste Toolkit a um caso prático promoveram a reflexão sobre a proteção de dados e a cooperação entre serviços institucionais.
Estas iniciativas dão continuidade ao trabalho do Re.Data na capacitação da comunidade científica e dos profissionais de apoio à investigação, articulando recursos, atividades práticas e partilha de experiências para melhorar a gestão, a proteção e a reutilização dos dados de investigação.
Saiba mais:
Workshop de curadoria de dados
Workshop de questões jurídicas e proteção de dados
Categorias: CA, GDI, ReData, sobre os projetos





