10ª ConfOA: chamada de trabalhos
A 10ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA) viaja até à Amazónia em 2019. Este ano, a ConfOA é acolhida conjuntamente pela Universidade Federal do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas e o Instituto Federal do Amazonas. A 10ª ConfOA decorrerá em Manaus, de 1 a 4 de outubro, com abertura e um pré-workshop no dia 1, o programa principal da conferência nos dias 2 e 3, e workshops pós-conferência previstos para 4 de outubro.
Mantendo o tema das duas ConfOA anteriores “Do Acesso Aberto à Ciência Aberta”, a 10ª ConfOA, assume a mudança de designação para Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta, consagrando o alargamento do seu âmbito. A ConfOA pretende reunir as comunidades portuguesa, brasileira, bem como dos restantes países lusófonos, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a ciência aberta, em todas as suas dimensões, como o acesso aberto a publicações e a dados de investigação. A ConfOA assume-se como o espaço privilegiado para promover a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobre estas temáticas, em todas as suas vertentes e perspetivas.
Assim, convidamos a comunidade a apresentar propostas de trabalhos sobre os seguintes temas:
- Acesso Aberto e Dados de Investigação Abertos: sistemas, políticas e práticas
- Repositórios digitais – institucionais, temáticos, de dados de investigação ou de património cultural
- Revistas científicas de acesso aberto e tendências na comunicação e divulgação científica
- Publicação institucional em acesso aberto
- Gestão e partilha de dados de investigação – princípios FAIR, planos de gestão dados e infraestruturas para a gestão de dados de investigação
- Definição, análise e avaliação de políticas institucionais e de financiadores
- Modelos e padrões de metadados
- Preservação Digital
- Direitos de autor e acesso aberto
- Ciência Aberta e outras expressões de conhecimento aberto
- Ética, Integridade da Investigação e RRI (Investigação e Inovação Responsáveis)
- Modelos tradicionais e alternativos de avaliação da Ciência (bibliometria e métricas alternativas)
- Ciência cidadã
- Dados governamentais abertos
- Outras práticas de conhecimento aberto (hardware e software livre, educação aberta)
- Gestão de informação de Ciência e Tecnologia
- CRIS – Sistemas de Gestão de informação de Ciência e Tecnologia
- Interoperabilidade entre sistemas de informação de apoio à atividade científica e académica
- Normas e diretrizes
- Identificadores persistentes
Acolheremos propostas sobre estes temas, bem como outros temas relacionados com os aspetos políticos, sociais, organizativos ou técnicos relacionados com a ciência aberta.
Processo de apresentação de propostas
Comunicações (Apresentação oral de 15 minutos)
As propostas para comunicação devem ter um mínimo de 2 páginas e um máximo de 4 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de comunicação). As propostas devem apresentar investigação ou desenvolvimento originais, privilegiando-se os trabalhos que relatem casos gerais (ou seja relativos a mais do que uma instituição ou sistema) e/ou que tenham relevância para uma audiência alargada.
As propostas com qualidade e relevância que não possam ser aceites como comunicações, poderão ser consideradas para apresentação como Pecha Kucha ou Póster.
Pecha Kuchas
Os Pecha Kucha são apresentações de 7 minutos, com não mais de 24 slides. As propostas deverão ter um mínimo de 1 página e um máximo de 2 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de Pecha Kucha). As propostas de Pecha Kucha podem apresentar trabalhos de investigação e desenvolvimento recentes ou em conclusão, e eventualmente casos concretos e localizados, mas com interesse e relevância geral.
As propostas com qualidade e relevância que não possam ser aceites como Pecha Kucha poderão ser consideradas para apresentação como Póster.
Painéis
As propostas de painel deverão ter um mínimo de 1 página e um máximo de 2 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de painel). As sessões de painel devem versar sobre temas e assuntos (das tecnologias às políticas) que tenham potencial interesse para a maioria dos participantes na ConfOA. Os painéis devem incluir diversos participantes como apresentadores (e desejavelmente com diversidade de pontos de vista, contextos, etc.). O painel deve prever tempo para pequenas apresentações dos integrantes do painel, e tempo para discussão com a audiência. O tempo total do painel será de 90 minutos.
Pósteres
Convidamos a apresentação de propostas de pósteres, que devem ter 1 página (ver e utilizar o modelo de proposta de póster), que servem para apresentar trabalho ainda em desenvolvimento ou experiências locais. Os pósteres serão exibidos em formato papel ou formato digital (serão dadas indicações e instruções para a apresentação dos pósteres após a aceitação das propostas), e serão apresentados oralmente na sessão “O meu Póster num minuto”.
Workshops e Tutoriais
O último dia da ConfOA será dedicado à realização de workshops e tutoriais.
Convidamos a apresentação de propostas de workshops e tutoriais sobre aspetos práticos ou teóricos relacionados com os temas da conferência. Deve ser utilizado o modelo de proposta de workshop ou tutorial, e a proposta de tutorial deve contemplar os seguintes aspetos:
- O assunto e que conhecimentos se pretende transmitir
- A dimensão da sessão (90 minutos, 180 minutos, ou dia completo)
- O público-alvo e o número desejado de participantes
- Os resultados de aprendizagem para os participantes
- Requisitos tecnológicos e de espaço
Processo de avaliação
Todas as propostas de comunicação e Pecha Kucha serão avaliadas por dois membros (um do Brasil e um de Portugal) da Comissão Científica e as propostas de Póster, Painel e Workshops serão avaliadas pela Comissão Organizadora.
Aproximando-se das práticas de revisão por pares aberta, crescentemente defendidas como prática de ciência aberta, a revisão na ConfOA deixará de ser duplamente cega, e a identidade dos autores e dos avaliadores de cada trabalho será dada a conhecer.
Datas importantes:
21 de janeiro 2019: Chamada de trabalhos e abertura das inscrições
01 de abril 2019: Fim do prazo para apresentação de propostas
03 de junho 2019: Notificação da aceitação das propostas
Categorias: blogue & notícias, institucional, internacional, nacional, RCAAP, temático