OA Books Toolkit

. 27 de Abril de 2021

A OAPEN (Open Access Publishing in Europe Networks), através do Conselho Editorial do OA Books toolkit, formado por especialistas provenientes de várias instituições de todo o mundo, lançou no final de 2020 um toolkit sobre livros em acesso aberto, cujo objetivo é responder a duas perguntas fundamentais:

  • Como aumentar a adesão a livros e capítulos em acesso aberto;
  • Quais os desafios e oportunidades associados aos livros em acesso aberto.

O OA Books toolkit é especialmente destinado a autores e investigadores e conta com cerca de 30 artigos sobre os vários aspetos e etapas do processo de publicação de um livro em acesso aberto. Estes tópicos podem ser lidos por ordem ou poderá ler apenas um artigo sobre um assunto do seu interesse. 

Os temas estão organizados em oito etapas associadas ao típico ciclo de vida da investigação: planeamento e financiamento; realização da investigação; consideração das opções de publicação; escrita e submissão do manuscrito; revisão por pares; contrato de edição do livro e licenciamento; publicação do livro e disseminação; e reutilização da investigação.

Alguns dos assuntos que encontramos nos artigos são: o que é o acesso aberto?, conceitos errados comuns sobre o acesso aberto, direitos de autor e licenças, financiamento, garantia de qualidade, opções de publicação, descoberta e impacto.

Além dos tópicos associados ao toolkit, existem ainda algumas publicações de blog associadas ao tema dos livros em acesso aberto, dos quais gostaríamos de destacar o artigo com o título: “Porquê publicar um livro em acesso aberto?” Aqui podemos ler que “Um livro ou capítulo em acesso aberto pode ser acedido mais facilmente aquando da publicação e ao longo do tempo, atraindo assim um público mais vasto. Publicações em acesso aberto satisfazem um maior número de requisitos de financiadores e podem ser rapidamente partilhados, discutidos e debatidos, proporcionando assim mais oportunidades para revisão e envolvimento do público”. O artigo continua com a explicação das vantagens da publicação em acesso aberto dos livros, como o aumento de leituras; maior utilização e citação; público mais vasto e diversificado; impacto no mundo real e envolvimento do público; impacto mais rápido e duradouro; investigação aberta, melhor investigação; maior controlo por parte do autor; e por fim, cumprimento dos requisitos dos financiadores.

Saiba mais em: https://www.oabooks-toolkit.org/.

Tags: , , ,

Categorias: blogue & notícias, guias & tutoriais, internacional, livros, políticas, publicações & documentos

Sobre o Autor ()

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.