Dez regras simples para desenvolver materiais de formação FAIR

. 6 de Janeiro de 2022

A necessidade de produzir e disponibilizar materiais de formação em acesso aberto – apresentações, exercícios, etc – é cada vez maior, tendo sido acentuada pela situação pandémica. Adicionalmente, para todos os que fazem formação em Ciência Aberta, é importante praticar o que ensinamos e partilhar os conteúdos em acesso aberto. O artigo Ten simple rules for making training materials FAIR oferece aos formadores algumas regras simples para tornar os seus materiais de formação FAIR, permitindo que outros os encontrem, (re)utilizem e adaptem.

Ilustração de Luc Wiegers e Celia van Gelder

Embora inicialmente pensado para a comunidade de formadores de bioinformática e biologia computacional da infraestrutura Elixir, as suas regras são aplicáveis a qualquer área do conhecimento:

Regra 1: Planeie como partilhar os seus materiais de formação online
Regra 2: Melhore a possibilidade de encontrar os seus materiais de formação, descrevendo-os adequadamente
Regra 3: Atribua um identificador unívoco aos seus materiais de formação
Regra 4: Disponibilize os seus materiais de formação online
Regra 5: Defina regras de acesso aos seus materiais de formação
Regra 6: Use um formato interoperável nos seus materiais de formação
Regra 7: Torne os seus materiais de formação reutilizáveis por outros formadores
Regra 8: Torne os seus materiais de formação reutilizáveis pelos participantes na formação
Regra 9: Faça os seus materiais de formação suscetíveis a contribuições
Regra 10: Mantenha os seus materiais de formação atualizados

O artigo oferece uma explicação detalhada das regras, bem como orientações sobre os metadados a incluir na descrição e os formatos mais aconselháveis para partilhar os materiais de formação.

Leia o artigo na íntegra aqui.

Antónia Correia

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Tags: ,

Categorias: publicações & documentos, recursos & referência

Comentários encerrados.