Projeto EOSC-Future: rumo à implementação da European Open Science Cloud

. 26 de Janeiro de 2022

A Nuvem da Ciência Aberta da Europa (EOSC) em construção…

A visão deste projeto -EOSC Future – é a criação de um “Sistema de Sistemas” – um ambiente integrado composto, por dados, por serviços, por produtos e infra-estruturas de investigação abertas, que serão disponibilizadas, acedidas e utilizadas pelos investigadores europeus. Estes investigadores receberão formação e suporte para fazer uso de todos os recursos e soluções que estarão disponíveis na EOSC.

Pretende-se assim criar, de forma faseada, uma teia de recursos científicos que sejam abertos e/ou Localizáveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis (FAIR), equipados com serviços adequados que permitam a sua exploração. O projeto EOSC Future pretende integrar e expôr os inúmeros recursos disponíveis na comunidade científica em geral, sob a forma de plataforma interoperável comum, tornando-os acessíveis.

Este “sistema de sistemas” dará a possibilidade aos investigadores europeus de:

• partilhar, aceder e analisar dados abertos e FAIR,
  • aceder a serviços e produtos de investigação,
  • ter acesso a recursos de vários domínios científicos,
  • reproduzir resultados ou dados combinados para novas atividades de investigação potencialmente interdisciplinares.

Para o conseguir, o EOSC Future irá agregar serviços prestados por Infra-estruturas de Investigação, e-Infrastructuras, Clusters Científicos e organizações de investigação, expandindo, integrando, e optimizando, sempre que necessário e possível, os resultados de projectos EOSC passados e actuais.

No centro deste grande sistema estão os utilizadores que fornecem e exploram os recursos da EOSC. Entre os utilizadores incluem-se investigadores, fornecedores de recursos, facilitadores de investigação e tecnologia, formadores e decisores políticos. Estes são a peça fulcral para o futuro e o sucesso da EOSC, uma vez que serão estes (utilizadores finais) que irão explorar a plataforma EOSC e terão participação ativa no seu desenvolvimento – Plataforma EOSC – que será sempre desenhada à imagem das suas necessidades.

A Universidade do Minho tem a sua participação no pacote de trabalho relacionado com a Formação e Competências, onde o principal objetivo é colocar em ação um vasto programa de formação, capacitação e suporte aos vários intervenientes da EOSC, para que possam explorar e fazer uso dos dados, serviços, e software disponíveis.

As actividades de formação terão duas frentes de ação:

• Proporcionar aos investigadores e profissionais de dados uma infraestrutura consolidada, bem como pacotes de formação interdisciplinares sobre os serviços do portal EOSC e sobre como aceder e partilhar dados via EOSC;
  • Formar os fornecedores de conteúdos e recursos sobre:
    • como aderir à EOSC e alinhar ofertas de serviços;
    • fornecer ao pessoal de TI, bibliotecas de instituições de investigação, infraestruturas de investigação e outros projectos EOSC, pacotes de formação no portal EOSC, por forma a alinharem os seus serviços (por exemplo: identificadores persistentes, autenticação federada, metadados, etc.).

Nesta fase do projeto está em execução, o levantamento de requisitos e especificações técnicas para desenvolvimento e implementação deste centro de conhecimento na EOSC (knowledge hub), a saber:

– um catálogo de cursos e recursos de formação

– uma plataforma de gestão de cursos de formação (Learning Management System – LMS)

Para o efeito, a par destas tarefas estão igualmente em curso o estudo, levantamento de necessidades de formação de todas as possíveis tipologias de utilizadores destes serviços em construção.

Mantenha-se atualizado e acompanhe todos os desenvolvimentos deste projeto:
Website | Wiki pública | Twitter | LinkedIn

Tags: ,

Categorias: EOSC-Future, sobre os projetos

Colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta | Serviço de Documentação e Bibliotecas | Universidade do Minho