CRedit: Taxonomia para a Contribuição de Autores
Atualmente há um interesse maior para todos os atores da investigação científica, nomeadamente, os investigadores, agências de financiamento, instituições académicas e editores, para que se identifique a contribuição individual de cada ator na produção científica, isto é, quem fez o quê.
Alguns editores já exigem que os autores submetam juntamente com o artigo, uma declaração da contribuição de cada autor.
A metodologia denominada Contributor Roles Taxonomy (CRedit) tem sido adotada para a atribuição de contribuições, vinculando-as aos metadados do artigo e a um identificador persistente do autor (ex: ORCID). A taxonomia CRedit surgiu por se considerar que a maioria das convenções sobre a contribuição individual dos autores não representa a variedade de funções que os investigadores têm para os artigos. Desta forma, CRedit é uma taxonomia, que pode representar a contribuição de cada autor em 14 funções específicas.
O projeto PUB IN disponibilizou documentação de apoio sobre o CRedit no seu website, onde além de abordar a contribuição individual de cada autor numa produção científica, apresenta formas de implementar na prática numa revista assim como no contexto da marcação SciELO Portugal.
Categorias: blogue & notícias, nacional, políticas, Pub In, revistas