Livros em acesso aberto – o Directory of Open Access Books (DOAB)

. 18 de Fevereiro de 2022

O DOAB é um serviço de pesquisa de livros em acesso aberto. Fornece um vasto índice de livros académicos e científicos com revisão por pares, publicados sob uma licença de acesso aberto, com ligação aos textos completos das publicações no website ou repositório da editora. Atualmente encontram-se disponíveis 49.335 livros de 691 editoras.

O Directory of Open Access Books (DOAB) é oferecido pela OAPEN, OpenEdition, CNRS e Aix-Marseille Université e é fornecido pela DOAB Foundation.

As editoras académicas aceites no DOAB são convidadas a fornecer os metadados dos seus livros em acesso aberto, de modo a serem recolhidos por ferramentas de pesquisa, maximizando a sua divulgação, visibilidade e impacto. O DOAB permite ainda a agregação dos seus registos pelas bibliotecas, para integração nos seus catálogos em linha, e assim ajudar investigadores, estudantes e o público em geral a encontrar um grande número de livros em acesso aberto.

O DOAB está aberto à integração de todas as editoras académicas, desde que estas satisfaçam os requisitos de qualidade definidos pela OASPA. Os requisitos são os seguintes:

•  Os livros académicos devem estar disponíveis sob uma licença de acesso aberto (como por exemplo licenças Creative Commons);
  • Os livros académicos no DOAB serão sujeitos a revisão por pares independente e externa antes da sua publicação.

As políticas e os procedimentos relativos à revisão por pares e licenciamento devem estar claramente definidas no site da editora. Caso uma editora cumpra estes requisitos e queira integrar o catálogo do DOAB, pode preencher um formulário de candidatura, onde deve descrever a política (ou políticas) de licenciamento e os procedimentos adotados na revisão por pares. Esta informação é depois revista minuciosamente pelo DOAB. Em caso de aprovação, os editores terão acesso a uma ferramenta administrativa para inserir os metadados dos seus livros.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, blogues e websites, internacional, livros, publicações & documentos

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.