2.º Bootcamp OpenAIRE de Formação de formadores em Ciência Aberta

. 19 de Outubro de 2022

Gostaria de aprofundar os seus conhecimentos sobre Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável e trocar experiências e boas práticas, de modo a levar as suas ações de formação ao próximo nível? Se respondeu afirmativamente a estas questões, considere candidatar-se ao 2.º Bootcamp de formação de formadores em Ciência Aberta.

Após uma primeira edição deste Bootcamp virtual em junho, temos o prazer de anunciar a repetição de 5 a 9 de dezembro de 2022.

Pretendemos que os participantes terminem o Bootcamp com um nível de conhecimentos intermédio a avançado sobre a Ciência Aberta, Dados Abertos, Planos de Gestão de Dados, Publicação em Acesso Aberto, Requisitos de Ciência Aberta das entidades financiadoras (nomeadamente, do programa Horizonte Europa), serviços de apoio do OpenAIRE, e European Open Science Cloud.

São ainda objetivos deste curso que os participantes compreendam como comunicar estes tópicos a investigadores, estudantes e outros interessados e que conheçam algumas ferramentas e software que permitem boas práticas em Ciência Aberta.

Quem deve participar?

Profissionais de apoio à investigação, bibliotecários, gestores e comunicadores de ciência, investigadores ou outros agentes facilitadores de ciência que estejam motivados e que planeiem ministrar formação em Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável.

Critérios de avaliação:

• Potencial e motivação para realizar formação sobre Ciência Aberta nas suas Instituições ou comunidades – 50%.
  • Experiência anterior como formador, particularmente em tópicos relacionados com Ciência Aberta – 50%.

Critérios de ponderação adicionais:

• Equilíbrio geográfico (para estabelecer uma boa representação das regiões europeias com discriminação positiva dos participantes da Europa de Leste).
  • Género (para assegurar um bom equilíbrio de género na selecção).

São aceites candidaturas de todas as proveniências geográficas e os materiais do curso, bem como as aulas e interações, decorrem em inglês.

Após a receção das candidaturas, decorrerá o processo de seleção e o anúncio de resultados a 7 de novembro. Em caso de empate de candidatos será dada preferência aos membros da OpenAIRE AMKE.

O Bootcamp terá lugar de 5 a 9 dezembro, e será gratuito, no entanto, espera-se que os participantes se comprometam a frequentar os 5 meios dias de duração do mesmo.

Formadores: S. Venkataraman, Jonathan England, Iryna Kuchma, Pedro Príncipe, Antónia Correia, Gultekin Gurdal, Judit Fazekas-Paragh, Marios Balatzaras, Milica Sevkusic.

Candidate-se até 31 de outubro aqui.

Para mais informações contacte OpenAIREBootcamp@gmail.com

Tags: , , , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional, OpenAIRE, sobre os projetos

Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.