360 recursos nacionais agregados pelo Portal RCAAP

. 5 de Setembro de 2023

Na rentrée do segundo semestre de 2023, parabenizamos o Portal RCAAP pela incrível conquista de agregar 360 recursos nacionais, os quais disponibilizam perto de 900 mil documentos. Desses recursos fazem parte repositórios institucionais, revistas científicas, editoras académicas, um repositório comum e o portal SciELO. Continuamos a crescer!

Estes dados justificam, certamente, o reconhecimento e visibilidade que o projeto RCAAP detém, contribuindo em larga escala para a incrementação da Ciência Aberta em Portugal e no mundo, ao longo de 14 anos de existência. Consideramos que o trabalho persistente e a dedicação de toda a Comunidade RCAAP certamente contribuíram para criar uma plataforma valiosa que beneficia a comunidade académica e a sociedade em geral.

O Portal constitui-se como um ponto único de pesquisa, localização e acesso a milhares de documentos de caráter científico e académico e de investigação por parte da sociedade civil que realizam investigação, o que faz com que a pertinência destes dados só se consiga com a envolvência de todos os intervenientes nos diferentes workflows, quer sejam investigadores, docentes, dirigentes, gestores, técnicos, entre outros. Todos, e a remar na mesma direção, é que contribuem em larga escala para este sucesso que, por sua vez, fazem com que o acesso à informação e ao conhecimento seja de vital importância para o progresso do ensino e da investigação, mas também para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Queremos continuar a ter uma Comunidade envolvida, comprometida mas também audaz que consulta, partilha e questiona ainda mais o projeto RCAAP. 😉

Tags: ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, nacional, RCAAP, repositórios, revistas, sobre os projetos, temático

Sobre o Autor ()

Membro da equipa do gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta

Comentários encerrados.