Semana do Acesso Aberto 2023 na Universidade do Minho e dinamizada pelo projeto RCAAP

. 23 de Outubro de 2023

“Comunidade em detrimento da Comercialização” é o tema da Semana Internacional do Acesso Aberto deste ano. Este tema encoraja o debate sobre as questões relativas aos modelos de financiamento do acesso aberto mais equitativos e que melhor beneficiem as comunidades de investigação, com forte ênfase no apoio a modelos de publicação não comerciais e colaborativos sem taxas de processamento de artigos e que permitam ao público beneficiar das atividades científicas financiadas por fundos públicos sem barreiras.

Este ano a Semana Internacional do Acesso Aberto decorre de 23 a 29 de Outubro, e no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas UMinho (USDB) iremos celebrá-la promovendo os seguintes eventos:

:: 25 de outubro | 14H30-16h00 | online

Reunião com os centros de investigação da Universidade do Minho sobre os serviços de Ciência Aberta na UMinho

Reunião com diretores dos centros de investigação (e outros responsáveis ou colaboradores nas atividades de gestão de ciência nas unidades de investigação), para reflexão sobre as atividades de suporte à Ciência Aberta na UMinho. Esta reunião de trabalho e esclarecimento, que tem vindo a ser realizada nos últimos anos, visa proporcionar um espaço de debate e capacitação sobre serviços e políticas de Ciência Aberta para quem estabelece diretrizes e fornece suporte à atividade dos centros de investigação da Universidade do Minho.

[reunião por convite]

:: 26 de outubro | 14H30-15h30 | online

Boas práticas de publicação em Acesso Aberto

Webinar para apresentar boas práticas e ferramentas para a publicação em acesso aberto, que ferramentas escolher para uma revista confiável, reconhecer as políticas de auto-arquivo dos editores e assegurar uma estratégia para manter os direitos de autor de forma a permitir a reutilização das publicações e dados científicos.

[mais informações] [inscrição]

A informação sobre as sessões será divulgada nas redes sociais das Bibliotecas da Universidade do Minho. Junte-se a nós na promoção do acesso aberto ao conhecimento!

RCAAP: reutilize os materiais de disseminação da semana e conheça a lista de iniciativas de diversas IES nacionais

Conheça os eventos agendados em Portugal: https://www.acessolivre.pt/category/instituicoes-participantes-2023.

FCT-FCCN: importante webinar promovido pela unidade FCCN da Fundação para a Ciência e Tecnologia:

:: 24 de outubro | 14H15-15h45 | online

Evento online – Ciência Aberta: Comunidade, Acesso e Colaboração

A FCCN, unidade da FCT, organizará, no âmbito das comemorações da semana internacional do acesso aberto, o evento online “Ciência Aberta: Comunidade, Acesso e Colaboração”. O webinar terá um foco especial num conjunto de temas decorrentes da atividade da FCT na área da Ciência Aberta, nomeadamente, os acordos transformativos celebrados pela b-on com editores de publicações científicas que permitem a publicação em acesso aberto, a futura Política de Acesso Aberto a Publicações Científicas Resultantes de Financiamento da FCT, a retenção de direitos de autor como forma de promover o acesso aberto e, finalmente, os dados de investigação. principais destinatários, a comunidade de investigadores, gestores de ciência, estudantes e todos os interessados na temática da Ciência Aberta.

[mais informações] [inscrição]

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional, Open Access Week, sobre os projetos

Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.