Programa de Mobilidade da BAD encerra as visitas à USDB em 2023

. 14 de Novembro de 2023

Encerramos mais um programa de mobilidade BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentalistas subordinado ao tema: Ciência Aberta na prática: políticas, serviços e formação para o Acesso Aberto a publicações.

Pelo nono ano consecutivo, o Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB), da Universidade do Minho, acolheu nos dias 09 e 10 de novembro cinco participantes oriundas da Universidade dos Açores, Faculdade de Medicina na Universidade de Lisboa, Universidade Portucalense e da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL.

A USDB tem desenvolvido ao longo dos últimos anos um vasto trabalho na dinamização dos repositórios institucionais e no desenvolvimento da Ciência Aberta no panorama nacional e internacional. Este programa procurou guiar as participantes desde a operação dos Repositórios Institucionais de publicações e dados (RepositóriUM e DataRepositóriUM), passando pelas políticas e estratégias de Ciência Aberta na UMinho, até à integração dos serviços em infraestruturas de âmbito nacional (RCAAP) e europeu (OpenAIRE), procurando ainda destacar as principais novidades de projetos europeus e do programa de formação para a prática da Ciência Aberta.

Este e outros programas que a USDB têm vindo a acolher representam excelentes oportunidades para a troca de experiências profissionais e partilha de informação em virtude da melhor compreensão e disseminação da Ciência Aberta.

Tags: , , , , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, internacional, nacional, sobre os projetos