Catálogo EOSC de recursos de formação

. 30 de Novembro de 2023

O Catálogo EOSC de Recursos de Formação (EOSC Training Resources Catalogue) tem como objetivo reunir recursos de formação relevantes para os utilizadores e partes envolvidas da EOSC – European Open Science Cloud. Está aberto a todos os recursos de formação relevantes, produzidos pelo projeto EOSC-Future, bem como por outros fornecedores relevantes de formação relacionada com a EOSC, que cumpram os procedimentos e critérios de integração, bem como as regras de participação, apoiando a recolha de metadados de portais externos e o registo de materiais de formação.

O desenvolvimento deste catálogo foi assegurado pelo projeto EOSC-Future e contou com a participação da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, que colabora neste projeto em diferentes áreas de trabalho, nomeadamente nas atividades de formação entre outras.

Este catálogo está integrado no Marketplace da EOSChttps://marketplace.eosc-portal.eu/ – onde é possível descobrir, não só recursos de formação, como também serviços, repositórios, publicações, dados, software, diretrizes de interoperabilidade, entre outros. Para além disso, é um dos componentes do EOSC Knowledge HUBhttps://knowledge-hub.eosc-portal.eu/ – uma plataforma que centraliza e coordena todas as necessidades de formação da EOSC, consistindo num catálogo de recursos de formação e numa plataforma de aprendizagem que disponibiliza cursos de formação.

Perfil de Metadados

Um dos critérios de integração está relacionado com o modelo de dados dos recursos de formação, que especifica o perfil de metadados para a descrição dos recursos de formação. As especificações deste perfil foram definidas seguindo as definições detalhadas pelo grupo de trabalho da RDA – RDA Education and Training on Handling of Research Data Interest Group – sobre o perfil de metadados para recursos de formação, bem como consultando um conjunto de Catálogos (ELIXIR TeSS, SSH Training Discovery Toolkit, DARIAH Campus, EOSC-Pillar) e o projeto FAIRsFAIR. Adicionalmente, o modelo de dados foi concebido com base nas especificações de metadados e nas especificações do perfil de recursos EOSC, contribuindo para o quadro unificado de descrição e oferta de recursos EOSC, garantindo a interoperabilidade dos metadados dos recursos com API abertas.

Utilização

O catálogo pode ser utilizado por todos os utilizadores que necessitam de recorrer a recursos de formação no contexto da EOSC (formação sobre a utilização de serviços, práticas de Ciência Aberta, entre outros), bem como por instituições que produzem recursos de formação que cumpram com os critérios de integração e que tenham interesse em registar os seus recursos no catálogo. Todos os detalhes sobre os critérios de integração e as instruções para o fazer podem ser consultadas no EOSC Providers Hub em https://eosc-portal.eu/eosc-providers-hub/how-become-eosc-provider.

Tags: , , ,

Categorias: EOSC-Future

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.