Para uma publicação responsável: uma proposta da cOAlition S

. 30 de Novembro de 2023

Decorridos cinco anos sobre a publicação do Plano S, assistimos a muitas mudanças no panorama da publicação científica, mas muito resta ainda por fazer. Consciente desta realidade, nomeadamente a falta de equidade entre editoras e autores, e pressão colocada sobre os últimos relativamente a acordos e taxas de processamento de artigos; o atraso desnecessário na possibilidade de partilha dos outputs de investigação; a inacessibilidade dos relatórios de revisão pelos pares e avaliações editoriais; e a valorização de alguns espaços de publicação sobre outros, a Coalition S elaborou um documento de visão sobre como deverá ser o sistema de publicação ideal, liderado pela comunidade, que permita aos financiadores da investigação valorizar todos os outputs na avaliação da ciência.

Este documento é baseado em cinco princípios:

  1. Os autores são responsáveis pela divulgação dos seus resultados: os autores – e não os fornecedores terceiros, como os editores – devem decidir quando e onde publicar, incluindo as versões antes e depois da revisão por pares e os respetivos relatórios.
  2. Todos os resultados académicos são partilhados imediatamente e abertamente: os investigadores partilham os resultados académicos de forma aberta, permitindo que outros adaptem, reutilizem e desenvolvam esses resultados, sem qualquer custo para si próprios.
  3. Os processos de controlo de qualidade são comunitários e abertos, para garantir a fiabilidade dos resultados da investigação: os prestadores de serviços podem fornecer ferramentas que facilitem o controlo de qualidade pela comunidade académica, incluindo verificações técnicas, controlos técnicos, revisão por pares e avaliações editoriais, mas não estabelecem as regras do processo.
  4. Todos os resultados académicos são elegíveis para consideração na avaliação da investigação.
  5. As partes interessadas comprometem-se a apoiar a sustentabilidade e diversidade do ecossistema de publicação liderado por académicos e a respeitar a bibliodiversidade, diferenças disciplinares e a especificidade das tradições epistémicas.

Para perceber a receção da proposta entre a comunidade de investigadores, iniciou-se um processo de consulta, que decorrerá de novembro de 2023 a abril de 2024. Com base no feedback obtido através desta consulta, será desenvolvida uma proposta revista para ser considerada pelos financiadores da cOAlition S em junho de 2024.

Saiba mais e acesse os documentos aqui: https://www.coalition-s.org/towards-responsible-publishing/.

Tags: ,

Categorias: blogue & notícias, internacional

Comentários encerrados.