Estudos de caso para avaliação do impacto da ciência no projeto PathOS

. 6 de Março de 2024

O projeto PathOS centra as suas atividades em torno de seis estudos de caso que impulsionam a modelação dos percursos de impacto (impact pathways) com os elementos relevantes de Ciência Aberta mensuráveis, pretendem testar e a operacionalizar os indicadores de Ciência Aberta presentes no Open Science Indicator Handbook, e ainda fornecer contributos para a análise custo-benefício e para validar os resultados do projeto.

• O caso Accelerating collaborations within academia and industry, liderado pela Universidade do Minho, explora a utilização da infraestrutura portuguesa de repositório de publicações para a Ciência Aberta RCAAP para compreender se a disponibilidade de publicações em texto integral em acesso livre aumenta a visibilidade das instituições de ensino superior e a utilização destas publicações por Pequenas e Médias Empresas (PME) e pela indústria, promovendo colaborações e sinergias. Este caso irá testar principalmente indicadores académicos e económicos, como o impacto das citações, a intensidade e diversidade da colaboração e a adoção dos resultados de investigação pela indústria.
  • O caso Research data and knowledge / use in non-academia incide sobre a utilização da infraestrutura francesa para a ciência aberta, constituído pelas três principais plataformas francesas de ciência aberta Open Edition, HAL (Hyper Article en Ligne) e Recherche Data Gouv, fora do meio académico e o impacto societal que esta utilização poderá ter.
  • O caso Cross cutting effects due to Open Research data from National Repository investiga se a disponibilidade do repositório nacional de dados EASY, mantido pelo DANS nos Países Baixos, afeta a reutilização de dados de investigação, e se o facto de os dados serem disponibilizados através do repositório nacional de dados ou através de outros repositórios de dados (internacionais ou disciplinares) influencia a forma como são reutilizados.
  • O caso Innovation from open Research resources é específico do domínio das ciências da vida e centra-se na reutilização de recursos bioinformáticos abertos disponibilizados através da infraestrutura ELIXIR – bases de dados moleculares, literatura científica, ferramentas, computação em nuvem, formação, entre outros – pela indústria.
  • Por fim, os casos Open Science Practices during the COVID-19 pandemic e Emerging Topics Fostered by Open Science: AI, Gender and Climate Change irão examinar a influência de variadas práticas de Ciência Aberta – acesso aberto a publicações, revisão por pares aberta, publicação de preprints entre outros – em áreas de investigação específicas.

Poderá saber mais sobre cada um destes casos – questões de investigação, narrativa de causalidade, lógica do percurso de impacto, fatores facilitadores e barreiras, métodos de investigação e próximos passos – no relatório PathOS – D3.1 Case studies for evaluation of open science impact acessível em https://zenodo.org/records/10057051.

Tags: ,

Categorias: blogue & notícias, PathOS, repositórios, sobre os projetos

Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.