DSpace 7: fase piloto da migração no RCAAP

. 18 de Março de 2024

Encontra-se a decorrer a fase piloto da migração do DSpace 7 no serviço de alojamento de repositórios institucionais (SARI), disponibilizado pelo RCAAP, com os repositórios institucionais das Universidades do Algarve e Aberta.

Ambas as instituições terão a oportunidade de utilizar e desempenhar um papel ativo na testagem da nova versão do DSpace, indicar recomendações, sugestões de melhoria e transmitir preocupações no que diz respeito ao funcionamento geral desta nova versão.

A migração para o DSpace 7 do SARI inicia com esta fase piloto, com estas duas instituições, seguindo-se as restantes instituições nos meses seguintes.

Como temos vindo a comunicar, o DSpace 7 será disponibilizado em todos os repositórios que integram o serviço SARI, durante este ano de 2024. Representará um marco significativo na evolução da gestão e disseminação do conhecimento científico e trará uma série de melhorias e recursos aprimorados.

Além disso, representará um compromisso renovado com os princípios do Acesso Aberto e da Ciência Aberta, ao disponibilizar uma infraestrutura robusta, reimaginada e reimplantada. Esta nova UI (interface de utilizador) é também apoiada por uma nova REST API, que abre todos os dados e funcionalidades para a web, permitindo ao DSpace integrar ou interagir com sistemas/serviços externos como nunca antes.

No entanto, o sucesso do piloto DSpace 7 no serviço SARI não se limita às suas características técnicas. Também simbolizará uma colaboração próxima com todas as instituições integrantes do serviço. A disponibilização da atualização promoverá a inovação e a excelência da gestão do conhecimento científico, mas também marcará uma etapa crucial rumo a um ecossistema mais aberto, colaborativo e acessível.

Próximos passos?

Finda a fase piloto, as instituições começarão a ser contactadas, por lotes, para se iniciarem os trabalhos de proximidade. O término de todos os trabalhos está previsto para novembro/dezembro de 2024.

O que necessitamos por parte das Instituições?

Que sejam responsivas às nossas solicitações dentro dos prazos estabelecidos e que as Equipas se sintam comprometidas com a mudança e com vontade de encarar este novo desafio. Terá de existir um firme compromisso de aprendizagem e capacitação interna das próprias comunidades.

O que é que as Instituições podem já começar a fazer?

Podem ser autodidatas dado que há já muita informação online, a qual temos vindo a partilhar com a comunidade RCAAP, inclusive uma demo disponibilizada pela Lyrassis para que todas as comunidades possam testar a nova versão: https://demo.dspace.org
Recordamos também a página da Wiki Learning DSpace disponibilizada pela Lyrassis.

Para relembrar todas as informações, detalhes, links enviados anteriormente, aceda aqui.

Tags: , , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, nacional, RCAAP, repositórios, sobre os projetos, temático

Sobre o Autor ()

Membro da equipa do gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta

Comentários encerrados.