Equipa da USDB participa na “Open Repositories 2025”

. 30 de Junho de 2025
Participação da Equipa UMINHO na Open Repositories 2025, XX International Conference, Chicago, EUA

Pedro Príncipe e Eloy Rodrigues

A equipa dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB) marcou presença em um dos mais importantes eventos dedicados a repositórios digitais e ao acesso aberto, a 20ª edição da “Open Repositories 2025“, que teve lugar entre 15 e 18 de junho na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. O tema do evento foi  “Vinte anos de progresso, um futuro de possibilidades”.

A delegação foi integrada pelo Diretor dos Serviços, Eloy Rodrigues; o chefe do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta (GGICRCA), Pedro Príncipe; e o Gestor do Repositório Institucional da Universidade do Minho, Ricardo Saraiva.

Pedro Príncipe apresentou os painéis “Community-Driven Global Governance of the OpenAIRE Interoperability Guidelines: advancing sustainability, openness, and modernization” e “Cost-benefit of open research infrastructures: the case of the Portuguese repositories network RCAAP”.

O primeiro painel tem também entre os seus autores Eloy Rodrigues, ao passo que o segundo painel conta também com a participação de Antónia Correia, igualmente membro do GGICRCA. Na imagem que ilustra esta notícia, Pedro Príncipe aborda o projeto Pathos, onde o GGICRCA participa como parte organizadora do OpenAIRE AMKE, no desenvolvimento de um caso de estudo que explora a difusão do conhecimento através de colaborações entre o meio académico e as empresas, e a visibilidade de instituições de investigação portuguesas que utilizam a infraestrutura de repositórios nacional RCAAP.

Por sua vez, Eloy Rodrigues apresentou o painel “Moving repositories out of the periphery and into the center of scholarly publishing”, a dissertar acerca da adoção de um novo modelo de ‘publicar-rever-cuidar’, que pretende mudar o processo da publicação científica, permitindo uma disseminação mais célere dos resultados de investigação, publicando-se primeiro, e, numa segunda fase, realizando a revisão por pares. O projeto Notify, promovido pela “Confederation of Open Access Repositories” (COAR), tem desenvolvido e já promove um protocolo que facilitará a adoção deste modelo, colaborando com a comunicação entre as plataformas dos repositórios e de publicação de revistas científicas.

A conferência Open Repositories ocorre desde 2006 com uma periodicidade anual, tendo sido realizada pela primeira vez em Sydney, na Austrália. É um lugar privilegiado para o encontro de desenvolvedores, bibliotecários, investigadores, gestores de repositórios institucionais e temáticos e todos os demais entusiastas do acesso aberto na ciência.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional

Sobre o Autor ()

É membro da equipa do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho desde novembro de 2023. Aficionado por comunicação de ciência, ciências da informação e, obviamente, ciência aberta.

Comentários encerrados.