Semana Internacional do Acesso Aberto 2020

. 13 de Outubro de 2020

A Universidade do Minho (UMinho) associa-se uma vez mais às instituições que a nível mundial promovem a Open Access Week (Semana do Acesso Aberto) entre os dias 19 e 25 de outubro de 2020. No conjunto de iniciativas previstas na UMinho destaque para a realização de uma série de cinco webinars que pretendem refletir sobre a situação atual do sistema de comunicação científica e apresentar alguns dos serviços que o Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas UMinho (USDB) presta à comunidade UMinho no domínio do Acesso Aberto e da Ciência Aberta.

SEMANA DO ACESSO ABERTO NA UMINHO
> Participe nos webinars das Bibliotecas UMinho!

:: 19 de outubro | 14H00-15h00
Novas práticas de publicação académica: rumo à Ciência Aberta [apresentação] [gravação]

:: 20 de outubro | 14H00-15h00
OpenAIRE COVID-19 Gateway: agregação de publicações e dados em acesso aberto [apresentação] [gravação]

:: 21 de outubro | 14H00-15h00
Publicações Académicas: como gerir e depositar publicações no RepositóriUM [apresentação] [gravação]

:: 22 de outubro | 14H00-15h00
Publicar dados em acesso aberto: DataRepositoriUM [apresentação] [gravação]

:: 23 de outubro | 14H00-15h00
Publicar livros em acesso aberto: a UMinho Editora [apresentação] [gravação]

Toda a Informação sobre os webinars e inscrições pode ser consultada em: http://sdum.uminho.libcal.com.

Para além destas ações, a Semana do Acesso Aberto, este ano sob a égide da temática: “Abrir com Propósito: Agindo para Construir Equidade Estrutural e Inclusão”, será ainda assinalada na UMinho com diversas iniciativas de divulgação e promoção, como a dinamização de redes sociais, banners, afixação de cartazes, colocação de beach flags.

Neste âmbito, destacamos as iniciativas do OpenAIRE, que este ano realizará um conjunto de webinars, em parceria com outras entidades – DARIAH, COAR, EIFL e EURODOC – para debater e trazer a público questões práticas em torno da Ciência Aberta.

Para mais informações e inscriçõeshttps://www.openaire.eu/openaire-open-access-week-2020

A “Open Access Week” (OAW) constitui-se como um evento global que pretende promover a divulgação de iniciativas e projetos no domínio do acesso aberto ao conhecimento, nomeadamente a disponibilização de resultados científicos/académicos em repositórios institucionais, a publicação de revistas científicas em acesso livre, a disponibilização de recursos educativos abertos e outras iniciativas similares. A “OAW 2020” será dinamizada por diversas instituições, grupos e associações vários países, com iniciativas programadas e alinhadas para o decurso da semana. A informação relativa ao evento internacional está disponível no sítio www.openaccessweek.org.

Em Portugal, a Semana Internacional do Acesso Livre tem a adesão de Universidades, Institutos Politécnicos e Centros de Investigação portugueses que reconhecem no Acesso Aberto uma condição necessária para que o sistema de comunicação científica promova a eficiência e o progresso científico. Toda a informação das atividades em Portugal, onde se inclui o calendário de ações a realizar e as instituições aderentes, pode ser encontrada em: www.acessolivre.pt/semana.

Para mais informações sobre o evento contactar: openaccess@usdb.uminho.pt ou através do telefone: 253 604 155.

Saiba mais sobre Ciência Aberta na UMinho em: www.uminho.pt/PT/investigacao-e-inovacao/cienciaaberta/

Tags: , , , , , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, internacional, nacional, Open Access Week

Gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho.