Indexação de livros na Web of Science

. 24 de Maio de 2021

A Web of Science é uma base de dados internacional, inicialmente conhecida como ISI – Web of Knowledge, criada por Eugene Garfield nos anos 60, no Institute for Scientific Information e atualmente mantida pela Clarivate Analytics. Ainda hoje é uma das maiores bases de dados de artigos científicos e uma das mais cobiçadas para a submissão de revistas científicas. Analisam anualmente todas as revistas presentes na Core Collection e produzem o “Journal Citation Report”, dispondo as revistas por quatro quartis consoante o factor de impacto.

Em 2011, a Web of Science criou uma nova coleção, o Book Citation Index e com este índice expandiu o tipo de documentos que analisa e disponibiliza, para incluir também livros científicos.

Clarivate Analytics logo (PRNewsFoto/Clarivate Analytics)

Como submeter livros ao Book Citation Index?

A Web of Science aceita submissões de livros de editoras académicas, mas não submissões individuais por parte dos autores.

Em primeiro lugar, os editores da Web of Science avaliam a editora, verificando se cumprem os critérios básicos para publicação científica, como realização de revisão por pares externa, identificação de um Conselho Editorial, instruções aos autores bem definidas, entre outros.

Após esta análise, a editora académica pode ser considerada para ser parceira do Book Citation Index, e para isso ser-lhes-á pedido três exemplos de livros que cumpram os requisitos de aceitação de livros.

A Web of Science aceita:

• Monografias académicas ou volumes em séries;
  • Escritos por um autor ou vários autores ou editores;
  • Publicados até cinco anos antes;
  • Contenham investigação original;
  • Incluam referências bibliográficas/citações.

A Web of Science não aceita:

• Livros de referência, incluindo dicionários, enciclopédias, atlas, etc.;
  • Ficção (a não ser que o livro também contenha conteúdo introdutório e anotações substanciais)
  • Livros publicados fora do âmbito temporal (mais de cinco anos)
  • Manuais, ciência popular, livros de bolso, guias, etc.;
  • Livros sem as referências bibliográficas completas;
  • Ou livros publicados em alfabetos não Romanos.

Depois de analisados os três livros e caso seja oferecida parceria com a Book Citation Index, após a assinatura de um memorando de entendimento entre as partes, a editora poderá enviar os livros que publicar que se enquadrem nos livros que são aceites, através de uma conta FTP providenciada pela Web of Science.

Tags: , ,

Categorias: guias & tutoriais, livros, recursos & referência

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.