Entrevista a Alma Swan, a propósito dos 10 anos da BOAI e do estado atual do Acesso Aberto na Europa e no mundo

. 17 de Setembro de 2012 . 0 Comments

Richard Poynder, que tem vindo a fazer uma notável série de entrevistas sobre o Open Access, entrevistou Alma Swan, a propósito das novas recomendações para o Acesso Aberto, que resultaram da reunião (conduzida por Alma Swan) realizada no 10º aniversário da BOAI.

A entrevista é muito oportuna, não apenas pela divulgação das novas recomendações da BOAI mas, sobretudo,  pelo facto do último ano, e em particular os últimos meses, ter sido muito rico em acontecimentos relevantes para o Open Access e de a Alma Swan ser uma das pessoas mais informadas e melhor colocadas para os analisar e refletir sobre eles.  Alguns desses acontecimentos foram muito positivos (como a comunicação e a recomendação relativas à informação científica da Comissão Europeia, ou as próprias recomendações de Budapeste), mas outros foram ameaçadores (como a felizmente derrotada iniciativa Research Works Act) ou são mesmo muito preocupantes (como o Relatório Finch e a nova política dos RCUK).

A entrevista revisita alguns destes factos, fornece um ponto de situação atualizado sobre o Open Access (em particular na Europa) e reflete sobre as principais oportunidades e ameaças para o Acesso Aberto. Leitura recomendada, diria mesmo “obrigatória”, para todos os que se interessam pelo tema.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional