Journal Comparison Service (JCS) – maior transparência nos preços cobrados pelos serviços prestados por revistas científicas

. 12 de Outubro de 2022

A coAlition S lançou a 28 de setembro de 2022 o Journal Comparison Service (JSC), um serviço online, seguro e gratuito que visa trazer maior transparência ao esclarecer os serviços e as taxas de publicação que as revistas científicas e editoras cobram e permitir a sua comparação numa série de indicadores-chave.

Os indicadores-chave dizem respeito sobretudo à periodicidade, períodos entre a submissão até à decisão de aceitação, os APCs e preços de assinatura. Além disso, o JCS também fornece informação sobre como o preço é atribuído a um conjunto padrão de serviços, tais como a gestão da revisão por pares, serviços de pós-aceitação (copyediting, criação de XML, etc.), vendas e marketing.

As editoras devem registar-se no JCS e inserir as suas informações, a nível das revistas científicas, destacando os serviços que prestam e os preços que cobram de acordo com um dos quadros de preços e transparência de serviços aprovados pelo Plano S. O registo não sendo obrigatório, é bastante recomendado, na medida em que se as informações não estiverem inseridas no serviço, será informado aos/às utilizadores/as que as revistas científicas da editora não participam no serviço de comparação de preços e que, por isso, não será um local compatível com o Plano S para a publicação dos resultados de investigações.

As bibliotecas, os consórcios de bibliotecas e financiadores que negociam e participam em acordos de Acesso Aberto com editoras podem já inscrever-se no JCS para poderem aceder a estas informações.

Para explorar mais o JCS, pode visitar https://journalcomparisonservice.org e https://www.coalition-s.org/journal-comparison-service. Quaisquer questões devem ser enviadas para info@coalition-s.org.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, blogues e websites, internacional, políticas, recursos & referência, revistas, temático

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.