Bootcamp FIT4RRI para formação de formadores em Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável (RRI)

. 10 de Janeiro de 2020

Interessa-se pela Investigação e Inovação Responsável (RRI) e Ciência Aberta (Open Science)? Quer partilhar experiências nestes domínios? Gostaria de organizar sessões de formação em RRI & Open Science mas necessita de aprofundar conhecimentos e obter algum apoio?

Se respondeu sim a alguma destas questões, considere candidatar-se ao Bootcamp RRI & Open Science! Este evento de formação de dois dias terá lugar em 12 e 13 de março de 2020, no Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, organizado pela Universidade do Minho e pela Ciência Viva, parceiros no projeto europeu FIT4RRI.

Sobre o Bootcamp
O bootcamp é um evento de formação dedicado a capacitar formadores, recorrendo a dinâmicas interativas e técnicas pedagógicas específicas, para os domínios de Investigação e Inovação Responsável e Ciência Aberta. Durante dois dias de intensa atividade, vamos procurar contribuir para se tornar melhor formador(a) em RRI & Open Science, trabalhando tópicos de Ciência Aberta, como o acesso aberto a publicações e a gestão e abertura dos dados de investigação, os pilares da Investigação e Inovação Responsável, mas também questões de ética, comunicação de ciência e envolvimento com o público. O bootcamp será ainda espaço de sistematização de competências, técnicas e ferramentas de formação e organização de eventos de formação.
Com a realização deste Bootcamp, estará mais capacitado e disporá de novas ferramentas para realizar formação em RRI & Open Science para investigadores na sua instituição ou comunidade.

Quem deve participar?
Estamos à procura de profissionais de apoio à investigação, bibliotecários, gestores e comunicadores de ciência, investigadores ou outros agentes facilitadores de ciência que estejam motivados e que planeiem ministrar formação em Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável em 2020.

Que despesas são cobertas?
O projeto FIT4RRI fornecerá refeições durante a formação e poderá oferecer alojamento num quarto individual ou partilhado (para duas pessoas).
Poderá ser assegurado transporte de ida e volta a partir de pontos de encontro a determinar.

Critérios de Elegibilidade e Avaliação
Os candidatos devem satisfazer os seguintes critérios:

• Praticar ou prestar apoio nas práticas de Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável.
  • Realizar ou planear realizar cursos de formação e workshops sobre estes temas nas suas instituições ou comunidades em 2020.

As candidaturas serão avaliadas pela equipa de projeto FIT4RRI de acordo com os seguintes critérios:
1) Potencial e motivação para realizar formação sobre ciência aberta e investigação e inovação responsáveis em 2020 nas instituições ou comunidades a que pertença – 70%.
2) Experiência prévia como formador, particularmente em temas relacionados com a Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável – 30%.
Critérios adicionais de ponderação:
– Geográfico e Institucional (para estabelecer uma boa representação das instituições e das regiões de Portugal)
– Género (para assegurar um bom equilíbrio de género na seleção).

Inscreva-se agora!
Inscreva-se através do formulário de inscrição online aqui: https://tinyurl.com/rre3e3m.
O prazo final para as candidaturas é 31 de janeiro e iremos informá-lo se foi ou não selecionado no dia 10 de fevereiro. Se, entretanto, tiver alguma dúvida, envie um e-mail para fit4rri@sdum.uminho.pt.

Tags: ,

Categorias: FIT4RRI, sobre os projetos

Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.