Desmistificar a Publicação Contínua

. 6 de Abril de 2022

Uma das inovações a nível da publicação eletrónica é a publicação contínua, que permite acelerar o processo de comunicação dos resultados de investigação, na medida em que os artigos ficam disponíveis no momento em que são aprovados para publicação. 

O que é a Publicação Contínua?

A publicação contínua é uma nova modalidade de publicação que consiste em publicar o artigo individualmente, logo que seja aprovado, sem necessidade de aguardar pelo fecho de uma edição para publicar os artigos. Por outras palavras, ao adotarem a modalidade de publicação contínua, as revistas deixam de acumular os artigos já aprovados à espera da edição do próximo número e ficam disponíveis publicamente para consulta e citação. 

Vantagens da Publicação Contínua

A publicação contínua possibilita várias vantagens para as revistas e para os(as) autores(as), nomeadamente: 

a) Possibilita uma maior rapidez na comunicação e divulgação dos resultados de investigação, disponibilizando imediatamente o artigo para leitura, comentários e citação;

b) Permite uma maior exposição temporal de um artigo; 

c) Beneficia de valorização por parte de diretórios e/ou bases de indexação; 

d) Flexibiliza o processo de gestão editorial;

e) As revistas que têm dificuldades em cumprir a sua periodicidade podem beneficiar deste processo de publicação, já que os artigos aprovados podem ser imediatamente publicados ao invés de terem uma frequência determinada, como semestral, quadrimestral ou trimestral.

Ficou com vontade de saber mais sobre esta nova modalidade de publicação?

O Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho disponibilizou um boletim informativo sobre esta temática e pode aceder aqui.

Tags: , ,

Categorias: guias & tutoriais, recursos & referência, revistas

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.